Felipe Conceição deixou o Cruzeiro e assumiu o comando do Remo (Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)


A Justiça do Trabalho do Pará determinou que o Cruzeiro desvincule contratualmente o técnico Felipe Conceição na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no prazo de 24h, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. A decisão foi publicada nessa terça-feira pela juíza Maria de Nazaré Medeiros Rocha. O clube celeste ainda pode recorrer.



"Concede-se em favor do reclamante liminar determinando-se que o reclamado [Cruzeiro] promova no prazo de 24 horas a desvinculação do reclamante, sr. Felipe de Oliveira Conceição, de seu quadro funcional (do Cruzeiro Esporte Clube) junto à Confederação Brasileira de Futebol e a Federação Paraense de Futebol, a fim de que o reclamante possa se vincular ao seu novo empregador, o Clube do Remo, com quem já assinou contrato, sob pena de pagamento pelo clube reclamado ao reclamante de multa diária de R$ 50 mil", diz a liminar.

Nesta quarta-feira, o presidente da Câmara Nacional de Resoluções de Disputas (CNRD), Vitor Butruce, enviou decisão à CBF para que a ela "tome iniciativas necessárias para publicar no BID a extinção do vínculo desportivo entre o treinador Felipe de Oliveira Conceição e o Cruzeiro Esporte Clube, bem como a adotar todas as providências necessárias para que o treinador Felipe de Oliveira Conceição possa ser registrado por qualquer outro clube". A decisão não cabe recurso e tem que ser cumprida em 24h.

Entenda o caso


Felipe Conceição deixou o clube no dia 9 de junho, após a eliminação para o Juazeirense, na terceira fase da Copa do Brasil. Após o jogo, o presidente Sérgio Santos Rodrigues comunicou a saída do profissional. "A gente tem que corrigir o rumo enquanto estamos no começo, enquanto ainda temos tempo. Em razão disso, a gente conversou com o Felipe aqui, demos a descontinuidade ao trabalho dele. Foi uma conversa que tivemos no nosso vestiário hoje. Eu agradeço ao Felipe pelo tempo que ele passou aqui, pelas conversas, pelo que tentou fazer, mas, infelizmente, a performance que a gente esperava, não aconteceu. Time da grandeza do Cruzeiro não pode estar assim. Agradeço a ele e toda comissão", disse o presidente.



O Cruzeiro condicionou a desvinculação do treinador na CBF a um "acordo", que segundo Felipe Conceição não existiu. O técnico acionou o clube na CNRD da Confederação Brasileira de Futebol.

"Após muita insistência, na última sexta-feira o Clube-Réu [Cruzeiro] apresentou ao Autor [Felipe Conceição] somente a rescisão de seu contrato federativo, já assinada por seu Presidente, mas nele constando que a rescisão se deu por comum acordo entre as partes, o que não condiz com a realidade. Por isso, o Autor não pôde firmar o referido documento, e, via de consequência, permanece vinculado ao Clube-Réu nos sistemas da CBF, [...] o que inviabiliza que o mesmo seja inscrito por outro clube na condição de treinador profissional", diz trecho do documento.

Sem receber os valores referentes ao encerramento do contrato, o reclamante acredita que a postura adotada pelo Cruzeiro se deve à regra que estabelece um limite de troca de técnicos na Série B. Caso dispense Mozart Santos, atual comandante, o clube precisaria nomear um auxiliar ou um profissional da base registrado há pelo menos seis meses.



"Apesar de não ser a discussão central dos presentes autos, o Autor tem convicção de que a postura de seu ex-empregador se dá em decorrência das previsões constantes do regulamento do Campeonato Brasileiro da Série B, que limitam o número de demissões de treinadores por equipe durante a mesma competição".

Posição do Cruzeiro


Em nota na última segunda-feira, o Cruzeiro reiterou que a saída de Conceição foi definida após consenso entre  as partes e, desde então, "tem tentado costurar o acordo para viabilizar  o pagamento ao profissional". O clube garantiu estar "disposto a viabilizar uma resolução da pendência o quanto antes, e que seja positiva para as duas partes".

"O Cruzeiro informa que, no dia 9 de junho de 2021, logo após a partida contra a Juazeirense, pela Copa do Brasil, o treinador Felipe Conceição se reuniu com a diretoria do Clube, no espaço reservado à comissão técnica no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro/BA".



Na conversa, houve consenso entre as partes de que o ambiente não era dos melhores e, em comum acordo, se optou pela não continuidade do trabalho. Tanto que o técnico sequer compareceu ao vestiário para se despedir dos atletas, diante do clima desfavorável.

A diretoria do Cruzeiro, no momento da conversa com Conceição, estava representada por Sérgio Santos Rodrigues (presidente), Rodrigo Pastana (diretor de futebol) e Deivid (então diretor técnico".

Desde então, o Clube tem tentado costurar o acordo para viabilizar o pagamento ao profissional. No entanto, não tem recebido por parte do treinador uma sinalização concreta. Da mesma forma, o Cruzeiro reitera que continua disposto a viabilizar uma resolução da pendência o quanto antes, e que seja positiva para as duas partes
".