Aos 58 anos, Ricardo Rocha assumirá cargo de diretor técnico do Cruzeiro (Foto: Reprodução/Instagram)

Ao aceitar o convite para ser diretor técnico do Cruzeiro, Ricardo Rocha provavelmente diminuirá o ritmo de publicações em seus movimentados perfis nas redes sociais. Nos últimos anos, o camisa 3 da Seleção Brasileira tetracampeã do mundo em 1994 se notabilizou como uma espécie de influenciador digital ao compartilhar análises futebolísticas e conteúdos publicitários em Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.




Ricardo levou o projeto tão a sério que se tornou cliente de empresas especializadas em marketing e gestão de imagem: a Carretel Mídia, do Rio de Janeiro, e a Media For Stars, de São Paulo. O perfil de liderança construído no período de atleta, nas décadas de 1980 e 1990, credenciou o antigo zagueiro de Santo Amaro-PE, Santa Cruz, Guarani, São Paulo, Vasco, Santos, Flamengo, Fluminense, Newell's Old Boys-ARG, Sporting-POR e Real Madrid a ministrar palestras por todo o Brasil.

No YouTube, quase 27 mil pessoas estão inscritas no canal "RicardoRocha3". No quadro #FalaXerife, que também é compartilhado no Facebook (43 mil seguidores) e no Twitter (66 mil seguidores), ele e o filho Ricardinho emitem opiniões sobre o momento dos clubes e outros assuntos em evidência no futebol. Em 16 de outubro de 2020, Rocha falou sobre a contratação de Luiz Felipe Scolari pelo Cruzeiro (assista abaixo).


Já no Instagram, seguido por 176 mil pessoas, Ricardo Rocha divulga coisas do cotidiano, como os treinos de musculação em academias do Rio de Janeiro (onde mora) e do Recife (cidade natal), os momentos de lazer e descontração com amigos e familiares e, claro, as parcerias comerciais. Nessa quarta-feira, por exemplo, ele postou um vídeo publicitário para um site de apostas esportivas. No perfil ainda há anúncios de lojas de roupas, celulares, perfumes, academia e barbearias.



Ricardo Rocha usa suas redes para divulgar estabelecimentos e produtos (Foto: Reprodução)



Mas o serviço mais curioso prestado por Ricardo Rocha é o envio de mensagens personalizadas ao preço de R$150, que pode ser parcelado no cartão de crédito em cinco vezes de R$37,50. O conteúdo é enviado pelo Tamovip, plataforma que conecta fãs e ídolos por meio de vídeos. Outros famosos estão cadastrados no site, como o apresentador e humorista Sérgio Mallandro e o influenciador Tiago Dionísio, conhecido no TikTok por "gourmetizar" as profissões.

Ricardo Rocha produz vídeos sob encomenda para fãs (Foto: Reprodução)



Em entrevista ao Superesportes, Ricardo Rocha admitiu que a rotina mudará de maneira significativa assim que assumir suas funções no Cruzeiro.  “Algumas coisas eu vou manter, mas a maioria vou interromper. Estando no Cruzeiro, algumas coisas ficam inviáveis. Tenho contratos comerciais que preciso cumprir, mas não é nada que comprometa dentro e fora de campo. Mas eu vou suspender muita coisa”.

O novo diretor técnico celeste relembrou como virou "influencer" e afirmou que a continuidade dos vídeos de análise ficarão a cargo de Ricardinho. “Essa história de influenciador digital começou há uns dois anos. Primeiro, com o meu canal no Youtube. Meu filho vai dar continuidade a esse projeto, porque ele trabalha com TV e rádio. Mas não posso continuar com o canal estando no Cruzeiro. Não é compatível”.




Antes de se dedicar às redes sociais, Ricardo Rocha foi comentarista do SporTV de 2012 a 2017. Posteriormente, passou pela Rádio Globo/CBN, Fox Sports e Record TV. Na gestão do futebol, exerceu a função de coordenador no São Paulo e de assessor no Criciúma. Agora, terá a missão de colaborar para que a comissão técnica de Vanderlei Luxemburgo tire o Cruzeiro da briga contra o rebaixamento à Série C e coloque o clube novamete no rumo das vitórias.