Rubia Oliveira e Larissa Farreiras, torcedoras do Cruzeiro, se emocionaram com volta ao Mineirão (Foto: Bel Ferraz/EM/D.A.Press)


Os torcedores do Cruzeiro vibraram - e até se emocionaram - com o retorno ao Mineirão, na noite desta sexta-feira (20/8), para torcer pelo time do coração após vários meses sem jogos com público. Cantos tradicionais foram entoados e alguns cruzeirenses até ostentavam, orgulhosos, o teste negativo de COVID-19 - obrigatório para entrar no estádio.



Dazn

"Emoção indescritível, a gente estava sentindo falta, o time também estava sentindo falta. E a gente está aqui para apoiar, vamos trazer esse apoio, essa energia positiva para o clube. E agora é com a gente, estamos de volta e só vitórias", disse Robert da Fonseca, o Deboaça, lojista e presidente do Comando Rasta, pouco antes do início do duelo entre Cruzeiro e Confiança, pela Série B.  
Dazn

A estudante de engenharia de produção Rubia Oliveira também celebrou:  "Feliz em voltar ao campo depois de um ano e meio. Espero sair daqui com a vitória". 

O vigilante Thiago Soares e o mecânico Vanderson Souza  chegaram cedo e disseram que estão tranquilos em relação à COVID-19. Isso porque Belo Horizonte liberou apenas 30% da capacidade do Mineirão para receber público, algo em torno de 18 mil pessoas. 
Dazn

Todavia, o que se viu antes, na entrada para o estádio e durante o jogo do Atlético na última quarta-feira, as regras de combate ao coronavírus foram deixadas de lado por muitas pessoas. Autoridades reforçaram a fiscalização para evitar que as cenas de desrespeito se repitam.



Dazn
 
A assessora parlamentar Larissa Farreiras disse que se planejou para evitar o desrespeito às medidas sanitárias.  "Vou entrar em campo mais cedo e sair mais cedo, para evitar aglomeração". Ela e a amiga Rubia esbanjavam confiança com a volta da torcida. Elas acreditam que as medidas de segurança impostas são mais firmes comparadas às adotadas na quarta.  

No tradicional Bar do Peixe, perto do estádio, na Pampulha, torcedores chegaram a se aglomerar para aguardar a abertura do estádio. O movimento, até às 19h, era tímido. Mas, a partir das 20h, começou a ocupar todo o quarteirão do estabelecimento, na Avenida das Palmeiras - mesmo ponto problemático no jogo do Atlético, na quarta.

Expectativa após aglomeração


A volta da torcida em jogos realizados em Belo Horizonte, após a paralisação de um ano e meio causada pela pandemia, ocorreu na quarta-feira (18/8), com Atlético e River Plate pela Libertadores. E proporcionou cenas de aglomeração no entorno do Mineirão e em bares espalhados pela capital mineira. 

No dia seguinte, o prefeito de Belo Horizonte afirmou que "se desesperou" ao ver a cena no Mineirão. "Do jeito que está não vai ter, não. Isso foi um acerto entre o Mineirão e o Atlético. Quando vi aquela cena no Mineirão, eu desesperei. Ontem mesmo entrei em contato com o secretário de Saúde (Jackson Machado)", afirmou o mandatário em entrevista ao Bom dia Minas, da TV Globo.




Reunião nesta sexta-feira (20/8) entre Prefeitura de Belo Horizonte, América, Atlético, Cruzeiro e Mineirão definiram novas normas. Confira as principais definições:

Barreira no entorno do estádio


Será feita uma operação semelhante à realizada na Copa do Mundo: só entra em um determinado perímetro quem tiver ingresso para o jogo. A prefeitura se comprometeu a instalar "barreiras" nas ruas a partir das quais só passarão moradores e quem tiver os tíquetes do duelo.

Reforço na fiscalização


Após a conclusão de que a fiscalização foi falha no jogo do Atlético, na última quarta (18/8), a Guarda Municipal e outros órgãos responsáveis (como os profissionais do Controle Urbanístico e Ambiental da PBH) se comprometeram a reforçar a operação em relação a ambulantes e "flanelinhas".

Horário de entrada


Para o jogo entre Cruzeiro e Confiança, na noite desta sexta-feira (20/8), o torcedor deverá entrar nas dependências do Mineirão até às 21h, portanto, meia hora antes do apito inicial. A medida tenta inibir as aglomerações que precedem a partida.




Mais orientações


A administradora do estádio se comprometeu a exibir as orientações de maneira ainda mais frequente do que ocorreu na partida entre Atlético e River Plate. Os agentes do Mineirão foram orientados a reforçar a fiscalização, falha na quarta.

Normas mantidas


Mesmo com os reforços, as principais normas para barrar a propagação da COVID-19 continuam. O uso de máscara e a manutenção do distanciamento social seguem obrigatórios, assim como a higienização frequente das mãos. Para ingressar no estádio, também é preciso apresentar teste negativo para o vírus (RT-PCR ou de antígenos).

As autoridades locais permitem o uso de 30% da lotação total do estádio. No caso do Mineirão, pouco menos de 18 mil ingressos são colocados à venda por partida. Na última quarta, 17.030 foram ao estádio acompanhar Atlético x River.