Cruzeiro vai em busca do título da Série B em 2022 (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A Série B de 2022 já começa a tomar forma. Ao todo, 13 times já estão confirmados na competição. Na sua terceira participação seguida, o Cruzeiro terá a companhia de outro clube de Minas Gerais, o Tombense, que foi vice-campeão da Série C deste ano. Além disso, equipes fortes, como Vasco e Chaopecoense, também participarão do torneio.



Dazn

A Chape é a única rebaixada da Primeira Divisão, por enquanto. Brigam contra a queda Sport (33 pontos), Grêmio (36 pontos), Bahia (37 pontos), Juventude (40 pontos), Atlético-GO (41 pontos), São Paulo (42 pontos), Athlético-PR (42 pontos) e Cuiabá (43 pontos). 

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, correm mais risco de queda Sport (98,8%), Grêmio (87,1%), Bahia (47,6%), Juventude (28,4%) e Atlético-GO (20,2%). É bem provável que saia desse grupo os três últimos rebaixados.

Já os quatro clubes da Série C que subiram são: além do Tombense, já citado anteriormente, o Ituano, campeão do torneio; Novorizontino e Criciúma, terceiro e quarto colocados da competição, respectivamente.



Dazn

A Série B terá a última rodada neste fim de semana. Brigam pela última vaga de acesso: Avaí (61 pontos), CRB (60), CSA (59) e Guarani (59). Por outro lado, três clubes ainda lutam contra o rebaixamento: Vitória (40 pontos), Londrina (41) e Remo (42). Dois desses citados, serão rebaixados e farão companhia ao Confiança e ao Brasil de Pelotas na Terceira Divisão.


Clubes já garantidos na Série B


Rebaixado da Série A
Chapecoense

Subiram da Série C
Tombense
Ituano
Criciúma 
Novorizontino

Permanecem na Série B
Operário-PR
Ponte Preta
Cruzeiro
Sampaio Corrêa
Brusque
Vila Nova
Vasco
Náutico