Belletti não deverá permanecer; Daniel Baumfeld e Emerson Silami já foram informados dos desligamentos (Foto: Montagem com fotos de Gustavo Aleixo e Bruno Haddad/Cruzeiro)

Para além do elenco de jogadores, o Cruzeiro SAF passará por uma série de mudanças administrativas na gestão do ex-jogador Ronaldo. Até 4 de janeiro, data da reapresentação na Toca da Raposa II, vários membros da equipe de apoio do departamento de futebol - área de saúde, comercial, marketing - terão suas saídas confirmadas.




Veja, no tópico abaixo, tudo que o que sabemos até aqui sobre esse processo de reformulação:

Comissão técnica


Já deixaram o Cruzeiro o técnico Vanderlei Luxemburgo, o auxiliar-técnico Maurício Copertino e o preparador físico Antônio Mello. Diretor-técnico em 2021, mas integrante da equipe de Luxa, o ex-jogador Ricardo Rocha também já se despediu da Raposa.

Alguns casos ainda terão os martelos batidos, mas são grandes as chances de desligamentos do auxiliar-técnico fixo Juliano Belletti, que jogou com Ronaldo nas categorias de base do Cruzeiro nos anos 90, e do coordenador de transição Célio Lúcio. 

Categorias de base


A equipe de Ronaldo começou a série de demissões na base pelo diretor Gustavo Ferreira. Ele foi informado de seu desligamento nessa terça-feira (29). O coordenador de captação, Amarildo Borges, e o 'olheiro' Gilmar Francisco também não ficarão na Toca I. A informação foi divulgada inicialmente pela Rádio Itatiaia e confirmada pelo Superesportes.




Membros do departamento médico da base também serão praticamente todos trocados. O Cruzeiro, no entanto, ainda não confirma, especificamente, os profissionais que deixarão o clube.

Departamento médico


A área de saúde do Cruzeiro será um dos setores de maior reformulação. Bruno Mazziotti, fisioterapeuta que trabalhou no Valladolid, outro clube gerido por Ronaldo, deverá assumir a coordenação, conforme divulgou inicialmente a Itatiaia. Então responsável pelo departamento, Daniel Baumfeld foi desligado do clube.

Outro que também não permanece na Toca da Raposa II é o fisiologista Emerson Silami, que retornou ao clube em 2020 após um pedido do então técnico Vanderlei Luxemburgo. 

Nos próximos dias, os nomes de profissionais que participarão dessa transição serão divulgados. Novas saídas também serão confirmadas ao longo da primeira semana de 2022.