Cruzeiro tem rival definido na estreia da Copa do Brasil 2022 (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A Copa do Brasil de 2022 teve os confrontos da primeira fase definidos nesta segunda-feira, em sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Integrante do pote A, que contava com os dez melhores ranqueados, o Cruzeiro enfrentará o Sergipe, presente na chave E. 




A primeira fase da Copa do Brasil será disputada em jogo único. Pelo regulamento, a equipe melhor ranqueada joga fora de casa com a vantagem do empate para avançar à próxima etapa.  Desta forma, o Cruzeiro visitará o Sergipe, em Aracaju, em busca da classificação. A CBF reservou os dias 23 e 24 de fevereiro e 2 e 3 de março para as partidas iniciais do torneio.

Em 2022, o Cruzeiro reencontrará o Sergipe na Copa do Brasil. Em 2005, a Raposa eliminou o time de Aracaju na primeira fase da competição. No jogo de ida, vitória celeste por 1 a 0, fora de casa, com gol do zagueiro Marcelo Batatais. Na volta, no Mineirão, goleada cruzeirense por 7 a 0, com direito a quatro gols do atacante Fred. Athirson, Adriano Gabiru e Jean também balançaram a rede na ocasião.
 
Caso passe pelo Sergipe, o Cruzeiro pegará na segunda fase da Copa do Brasil o ganhador de Tuntum, do Maranhão, e Volta Redonda, do Rio de Janeiro. O sorteio da CBF definiu que a Raposa também jogará fora de casa em um eventual avanço no torneio. Se houver empate, a classificação à terceira fase será definida nos pênaltis. 



Sorteio


O sorteio da CBF contou com 80 times divididos em oito potes - de A a H. O chaveamento dos 20 confrontos iniciais do torneio foi determinado de acordo com o Ranking Nacional de Clubes (RNC) da entidade. Cada pote contou com dez representantes. 

Os times brasileiros que disputam a Copa Libertadores neste ano entrarão a partir da terceira fase da Copa do Brasil. São eles: América, Athletico-PR, Atlético, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza e Palmeiras. Os campeões da Série B (Botafogo), da Copa Verde  (Remo) e da Copa do Nordeste (Bahia) têm o mesmo benefício. Ao todo, serão 92 clubes na disputa.  

A CBF agendou o início da Copa do Brasil para o dia 23 de fevereiro. A data da final está previamente marcada para 19 de outubro. O campeão do torneio garante vaga direta na Copa Libertadores da América, além de premiação milionária. Na edição de 2021, a entidade distribuiu cerca de R$ 315 milhões em prêmios aos 92 participantes ao longo das fases. Somente o Atlético arrecadou mais de R$ 71 milhões na campanha do título. 

Jogos da primeira fase da Copa do Brasil 


Chave 1

Moto Club-MA x Chapecoense
Icasa x Tombense

Chave 2

Bahia de Feira x Coritiba
Pouso Alegre x Paraná

Chave 3

Mirassol x Grêmio
Azuriz-PR x Botafogo-SP

Chave 4

URT x Avaí
Ceilândia-DF x Londrina

Chave 5

União Rondonópolis-MT x Atlético-GO
Nova Venécia-ES x Ferroviária-CE

Chave 6

Porto Velho-RO x Juventude
Real Noroeste-ES x Operário-PR

Chave 7

Ferroviária-SP x Vasco
Grêmio Anápolis-GO x Juazeirense

Chave 8

Atlético-BA x CSA
Trem-AP x Paysandu

Chave 9

São Raimundo-RR x Ceará
Tuna Luso x Grêmio Novorizontino-SP

Chave 10

ASA-AL x Cuiabá
Lagarto-SE x Figueirense

Chave 11

Altos-PI x Sport
Costa Rica-MS x ABC

Chave 12

Sousa-PB x Goiás
Nova Iguaçu x Criciúma

Chave 13

Globo-RN x Internacional
Humaitá-AC x Brasiliense

Chave 14

Rio Branco-AC x Vila Nova
Maricá-RJ x Guarani

Chave 15

Sergipe x Cruzeiro
Tuntum-MA x Volta Redonda

Chave 16

Portuguesa-RJ x CRB
Operário-MT x Sampaio Corrêa

Chave 17

Campinense-PB x São Paulo
São Raimundo-AM x Manaus

Chave 18

Cascavel-PR x Ponte Preta
Tocantinópolis x Náutico

Chave 19

Salgueiro-PE x Santos
Fluminense-PI x Oeste

Chave 20

Castanhal-PA x Vitória
Glória-RS x Brasil de Pelotas