Auxiliar técnico Martín Varini dirigiu o Cruzeiro na vitória sobre o Democrata (Foto: Alexandre Guzanshe/EM D.A Press)


O Cruzeiro teve dois centroavantes na reta final do jogo contra o Democrata, nessa quarta-feira, no Mineirão, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. Thiago entrou no lugar do volante Pedro Castro aos 31 minutos do segundo tempo e se juntou a Edu, que balançou a rede aos 53 minutos e garantiu a vitória celeste por 1 a 0.




Substituto de Paulo Pezzolano, que testou positivo para COVID-19 e permanecerá em isolamento nos próximos dias, o auxiliar Martín Varini explicou que a estratégia de utilizar duas referências no setor ofensivo foi previamente analisada pela comissão técnica com base no modelo de jogo do adversário.



“Nós analisamos os jogos previamente. Conhecemos os rivais, olhamos tudo e sabemos como eles podem jogar. Logicamente, pensamos que havia uma possibilidade de jogar com dois centroavantes. Felizmente temos dois bons centroavantes como Thiago e Edu, e outros jogadores também”.

De acordo com Varini, a presença de Thiago ao lado de Edu teve o propósito de colocar mais jogadores na área do Democrata, que montou uma retranca desde o primeiro tempo na tentativa de segurar um empate e fez cera na etapa final com várias paralisações e pedidos de atendimento médico.




“Sempre são possibilidades dependendo de cada jogo e situação fazer isso. Tratamos de trabalhar muito e estudar bastante os jogos para não ter que improvisar. Sempre procuramos olhar o que está acontecendo, e a entrada do Thiago foi muito boa. Colocamos mais gente na área e isso melhorou para que o time pudesse vencer no final”.

O técnico Paulo Pezzolano já havia falado sobre as características dos centroavantes do Cruzeiro. Para ele, Edu se destaca dentro da área pelo bom posicionamento e finalização, ao passo que Thiago tem mais mobilidade e velocidade, podendo até mesmo cumprir outras funções em campo.

“Edu tem uma qualidade muito grande dentro da área. Thiago tem vantagem no físico, está constantemente fazendo diagonal, pressionando, é intenso para jogar. Cada um tem coisas boas, haverá jogos para um e para outro. Mas creio que se os dois estiverem bem preparados darão 100% para o Cruzeiro”.

O triunfo por 1 a 0 diante do Democrata colocou a Raposa novamente na liderança do Mineiro, com 12 pontos em cinco jogos. No sábado, às 19h30, o time celeste visitará o Tombense, no estádio Almeidão, em Tombos, pela sexta rodada.