Cruzeiro derrotou Grêmio neste domingo, no Independência (Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

A boa fase continua. No duelo de multicampeões nacionais neste domingo, o Cruzeiro mostrou segurança e venceu o Grêmio por 1 a 0 no Independência, pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol do jogo foi marcado por Rodrigo Ferreira (contra).



Dazn

É a terceira vitória consecutiva do Cruzeiro na competição. O time não conseguia isso na Série B desde as três rodadas iniciais da edição de 2020.

O resultado faz o Cruzeiro subir para a vice-liderança, com os mesmos 13 pontos do líder Bahia, que tem vantagem no saldo de gols (sete a três). Já o Grêmio, com dez pontos, ocupa a quarta posição.

Na sétima rodada, o Cruzeiro visita o Náutico no Aflitos. O jogo será no próximo domingo, às 16h. O Grêmio joga no dia seguinte, a partir das 20h, contra o Ituano, no Novelli Júnior, em Itu.




Antes de voltar a jogar pela Série B, o Cruzeiro tem compromisso pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira, o time celeste recebe o Remo, no Independência, a partir das 19h30. Na ida, os paraenses venceram por 2 a 1.

Cruzeiro controla jogo


Cada espaço do gramado do Independência era disputado intensamente pelas equipes desde que a bola rolou. Nos primeiros minutos, o clássico nacional era mais 'brigado' do que jogado.

Em meio a faltas, cartões e lances ríspidos, o Cruzeiro era ligeiramente superior que o Grêmio. Os avanços dos alas Geovane e Matheus Bidu exigiam atenção especial dos atacantes do Grêmio, incumbidos da marcação.




Nesse cenário e em meio a pouquíssimas chances de gol, o Cruzeiro abriu o placar aos 26 minutos. Matheus Bidu avançou pela esquerda e cruzou rasteiro. Rodrigo Ferreira tentou cortar, mas empurrou contra as próprias redes: 1 a 0.

Daí em diante, o controle celeste aumentou, embora as chances de marcar continuassem raras. Já o Grêmio pouco conseguiu fazer, seja buscando contra-ataques, seja no ataque posicional.



Vitória mantida


Na volta para o segundo tempo, o Grêmio tentou ser mais ofensivo. O técnico Roger Machado substituiu Lucas Silva por Gabriel Silva e tentou subir as linhas. Com isso, o time melhorou e quase empatou em bela finalização de Elias.




O maior volume gremista fez Paulo Pezzolano responder com alterações defensivas. O Cruzeiro não conseguia criar, mas ao menos não permitia grandes oportunidades ao adversário.

Recuado, o Cruzeiro manteve o resultado até o fim, apesar da pressão do Grêmio nos minutos finais. Terceira vitória consecutiva e vice-liderança garantida ao fim da sexta rodada.

CRUZEIRO 1 X 0 GRÊMIO


Cruzeiro

Rafael Cabral; Zé Ivaldo (Wagner Leonardo, aos 20' do 2ºT), Oliveira e Eduardo Brock; Geovane (Rômulo, aos 12' do 2ºT), Willian Oliveira, Neto Moura e Matheus Bidu (Rafael Santos, aos 35' do 2ºT); Luvannor (Miticov, aos 20' do 2ºT), Jajá e Edu (Waguininho, aos 35' do 2ºT)
Técnico: Paulo Pezzolano

Grêmio

Brenno; Rodrigo, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva (Gabriel Silva, no intervalo) e Bitello (Campaz, aos 32' do 2ºT); Elias (Janderson, aos 24' do 2ºT), Biel (Ricardinho, aos 32' do 2º) e Diego Souza (Elkeson, aos 24' do 2ºT)
Técnico: Roger Machado 

Motivo: sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: domingo, 8 de maio de 2022, às 16h (de Brasília)

Gol: Rodrigo Ferreira (contra), aos 26' do 1ºT (CRU)
Cartões amarelos: Zé Ivaldo, aos 3' do 1ºT, e Geovane, aos 2' do 2ºT (CRU); Lucas Silva, aos 17' do 1ºT, e Villasanti, aos 38' do 2ºT (GRE)

Público: 21.831 torcedores
Renda: R$ 610.879,00

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Vinícius Furlan (SP)