Técnico Paulo Pezzolano é um dos protagonistas da boa campanha do Cruzeiro na Série B (Foto: Staff Images/Cruzeiro)

O ritmo acelerado do Cruzeiro em busca do acesso à elite do Campeonato Brasileiro é exceção na história da Série B. Em grande fase, o líder desta edição tem o quarto melhor início da competição desde que o formato de disputa passou a ser pontos corridos, em 2006.



Com a vitória por 2 a 1 sobre o Sport nessa terça-feira (28), a equipe comandada pelo técnico Paulo Pezzolano alcançou os 34 pontos em 14 rodadas. Só Criciúma (35 pontos em 2012), Chapecoense (35 pontos em 2013) e Palmeiras (também em 2013, com os mesmos 34, mas com saldo melhor que o Cruzeiro) tiveram campanhas melhores na mesma quantidade de jogos.

Os três times conseguiram o acesso ao fim do campeonato. Em 2012, o Criciúma foi vice-campeão, abaixo apenas do Goiás. No ano seguinte, Palmeiras e Chape foram, respectivamente, primeiro e segundo colocados ao término da competição.

A campanha do Cruzeiro até aqui tem números impressionantes. São 34 pontos, com 18 gols marcados, apenas seis sofridos e saldo de 12. A distância para o vice-líder Vasco é de quatro pontos; em relação ao quinto colocado Sport já é de 13. "Detalhe": o time celeste tem um jogo a menos que os concorrentes na briga pelo acesso.

O próximo compromisso na Série B já é nesta sexta-feira. No Mineirão, o Cruzeiro recebe o lanterna Vila Nova, a partir das 21h30, pela 16ª rodada. É a chance de seguir pontuando e se aproximar ainda mais do tão sonhado acesso.