Time apostará na eficácia nas finalizações e em pressão inicial para ter tranquilidade daqui uma semana (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)

A derrota para o Grêmio pelo Brasileirão serviu de lição para o Flamengo enfrentar o Barcelona de Guayaquil, às 21h30 desta quarta-feira, pela ida das semifinais da Copa Libertadores, no Maracanã. Ciente que precisa melhor a pontaria, o técnico Renato Gaúcho cobra precisão ofensiva para o time abrir vantagem para o duelo do Equador. O time apostará na eficácia nas finalizações e em pressão inicial para ter tranquilidade daqui uma semana.




Dugout
Renato Gaúcho não gostou da baixa produtividade diante dos gaúchos, mas sabe que dificilmente sua equipe repete duas atuações abaixo do esperado e já adotou logo o discurso otimista Com Bruno Henrique de volta ao ataque, a ordem é não deixar os equatorianos "respirarem" no Maracanã.

"Jogamos sempre para ganhar, às vezes o resultado não acontece, mas vamos manter nossa característica. O Barcelona dará a vida no Maracanã, porém estamos preparados para fazer um grande jogo e somar um bom resultado", afirma o treinador.

Gabriel Barbosa e companhia pouco ameaçaram o gol gremista. Renato Gaúcho quer que seus homens de frente tenham mais calma na hora de sair na cara do gol de Burrai, nesta quarta-feira. O Flamengo foi muito bem nos duelos de mata-mata disputados na temporada como mandante e ele espera que isso se repita.




O Flamengo fez 4 a 1 no Defensa y Justicia e 5 a 1 no Olimpia. Pela Copa do Brasil arrasou com o ABC, com surra de 6 a 0, além de 2 a 0 no Coritiba. O treinador sabe que o jogo será brigado e com um rival na defesa. Por isso, a velocidade será essencial para abrir o placar rapidamente.

Fazer 1 a 0 logo será vital para tirar os equatorianos da defesa O técnico Fabian Bustos não esconde que a estratégia de sua equipe é sair do Maracanã "vivo na semifinal". Bruno Henrique e Gabriel Barbosa estão confirmados na frente. Mas as outras posições ofensivas são mistério. Michael pode completar o setor.

Diego é opção para jogar mais avançado, na armação, com esquema parecido com o utilizado com Arrascaeta. Na defesa, apesar de pressão da torcida, Isla deve ser mantido na lateral-direita, Renê substitui Filipe Luís na esquerda e David Luiz pode fazer sua estreia.




A preocupação de Bustos em "sair vivo" no confronto do Maracanã vai além da força do Flamengo. O treinador teme que sua equipe renda abaixo do esperado por causa dos tantos desfalques. Para piorar, as falhas defensivas nos últimos jogos também aumentaram a dúvida do treinador em qual postura adotar no Rio.

"O Flamengo não nos assusta, se vier reforçado (para este jogo) é porque ele nos respeita", disse Marcos Connena, assistente técnico de Bustos, em contramão ao pensamento do técnico e, ao mesmo tempo, tentando incentivar o time. A ideia, contudo, é repetir os bons resultados no Brasil, onde fez 2 a 0 no Santos e levou o empate do Fluminense, por 2 a 2, apenas nos acréscimos.