Lewandowski festeja um dos quatro gols do Borussia diante do Real Madrid: marca do artilheiro (Foto: REUTERS/Ina Fassbender)


O confronto entre Borussia Dortmund e Real Madrid, nesta quarta-feira, no Westfalenstadion, pelas semifinais da Liga dos Campeões, tinha tudo para ser equilibrado. No entanto, o centroavante Robert Lewandowski resolveu quebrar as previsões. Com quatro gols do atacante polonês, o time alemão triunfou por 4 a 1 diante do adversário espanhol e saiu em vantagem na busca por um lugar na decisão do torneio continental.



Decisivo, o camisa 9 marcou o primeiro gol aos oito minutos do primeiro tempo. Na volta dos vestiários, Lewandowski voltou a balançar as redes aos cinco minutos, nove minutos e 22 minutos, sendo seu último gol em cobrança de pênalti sofrido por Reus. Pelo lado do clube visitante, Cristiano Ronaldo anotou aos 42 minutos da etapa inicial.

CONFIRA AS IMAGENS DA PARTIDA EM DORTMUND

O duelo decisivo entre Real Madrid e Borussia Dortmund será realizado na próxima terça-feira, às 15h45 (de Brasília), no estádio Santiago Bernabéu. Quem avançar garante vaga na final, que ocorre em 25 de maio, em Wembley (Inglaterra). Do outro lado da chave, o Barcelona tenta reverter desvantagem de quatro gols diante do Bayern de Munique.

O jogo

Apoiado pelos torcedores presentes no Signal Iduna Park e por retrospecto impecável como mandante nesta edição do torneio continental (cinco vitórias em cinco jogos), o Borussia Dortmund começou o embate pressionando o Real Madrid. Com uma linha de três jogadores ofensivos formada por Marco Reus, Gotze e Blaszczykowski, o time comandado por Jurgen Klopp sufocou o adversário em seu campo defensivo durante os minutos iniciais.



A opção tática do treinador alemão surtiu efeito rapidamente. Logo aos sete minutos, Reus desceu em velocidade pelo meio-campo, invadiu a área pelo lado direito e chutou rasteiro. Diego López fez defesa parcial. No rebote, Lewandowski quase colocou a equipe da casa em vantagem no marcador.

Bem marcado, Cristiano Ronaldo fez o gol do Real, mas não conseguiu evitar placar elástico (Foto: AFP PHOTO / PATRIK STOLLARZ )

O gol, porém, saiu no minuto seguinte. Em jogada trabalhada pelo lado esquerdo, principal setor do Borussia durante o primeiro tempo, o lateral Schmelzer faz belo corta luz para Gotze, que dominou e cruzou para área. Lewandowski, novamente, aproveitou bobeada de Diego López, se jogou na bola e abriu o placar.

A partir daquele momento, a equipe aurinegra diminuiu seu ímpeto ofensivo e não chegou com tanta frequência ao campo de ataque. O Real Madrid, por sua vez, passou a trabalhar melhor seu toque de bola, adiantou a marcação e conseguiu conter boa parte das as investidas do time rival. O lateral Fabio Coentrão, pelo lado esquerdo, aparecia bem entre os comandados de José Mourinho.



Bem marcado pelos atletas do clube alemão, o atacante Cristiano Ronaldo teve sua primeira oportunidade de superar o goleiro Weidenfeller aos 24 minutos, em cobrança de falta, mas o camisa 1 levou vantagem e espalmou o arremate em seu canto direito. Entretanto, o atleta português não desistiu de balançar as redes do rival.

A recompensa ao camisa 7 aconteceu já no final do primeiro tempo. Higuaín aproveitou falha do zagueiro Hummels, recuperou a bola pelo lado direito e tocou para Cristiano Ronaldo. Sozinho dentro da área, o português empurrou para o fundo das redes e marcou seu 12º gol na competição, se isolando ainda mais na lista de artilheiros.

Entretanto, na volta dos vestiários, o início avassalador do Borussia Dortmund se repetiu. Mais uma vez pressionado o time espanhol, a equipe da casa marcou logo aos cinco minutos. Após disputa pelo alto, Reus encontrou Lewandowski dentro da área. Os atletas do Real Madrid pediram impedimento, mas o camisa 9 girou e anotou seu segundo gol no jogo.



Quatro minutos mais tarde, o atacante polonês voltou a aparecer de maneira decisiva. A bola mais uma vez sobrou para ele, dentro da área. Como de costume, o centroavante não perdoou, chutou de perna direita e ampliou a vantagem no marcador. Contundo, ainda tinha mais por vir.

Aos 22 minutos, Reus recebeu lançamento na área, dominou no peito e foi derrubado por Xabi Alonso. O árbitro holandês Bjorn Kuipers apontou pênalti. Na cobrança, Lewandowski, sempre ele, chutou forte no meio e deslocou Diego López, que caiu para o lado direito e nada pôde fazer para evitar o quarto gol dos donos da casa.

Atacante polonês mostrou eficiência nas conclusões e foi responsável pela goleada em casa (Foto: REUTERS/Wolfgang Rattay )


Apesar da grande vantagem no placar, o Borussia Dortmund seguiu pressionado o Real Madrid. Lewandowski teve chance de marcar o quinto, mas parou em defesa de Diego López. Já a equipe visitante buscou diminuir a diferença no marcador e José Mourinho tentou suas últimas cartas com as entradas de Di María, Benzema e Kaká nas vagas de Modric, Higuaín e Xabi Alonso, respectivamente.



Abertos, os times concederam espaços ao adversário até o final da partida. Contundo, nem mesmo as alterações fizeram o placar voltar a sofrer mudançar. Com isto, o time comandado por Jurgen Klopp venceu o embate por 4 a 1 e garantiu grande vantagem para a decisão no Santiago Bernabéu.

BORUSSIA DORMUND 4x1 REAL MADRID

 

BORUSSIA DORTMUND: Weidenfeller; Piszczek (Grosskreutz), Subotic, Hummels e Schmelzer; Bender, Gundogan (Schieber), Blaszczykowski (Kehl), Gotze e Reus; Lewandowski
Técnico: Jurgen Klopp


REAL MADRID:
Diego López; Sergio Ramos, Pepe, Varane e Fabio Coentrão; Xabi Alonso (Kaká), Khedira, Modric (Di María), Ozil e Cristiano Ronaldo; Higuaín (Benzema)
Técnico: José Mourinho

Local: Signal Iduna Park Westfalenstadion, em Dortmund (Alemanha)
Data: 24 de abril de 2013, quarta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos da Holanda)
Gols: Borussia Dortmund: Lewandowski, aos oito minutos do primeiro tempo, aos cinco minutos do segundo tempo, aos nove minutos do segundo tempo e aos 22 minutos do segundo tempo
Real Madrid: Cristiano Ronaldo, aos 42 minutos do primeiro tempo
Cartões Amarelos: Khedira, Ozil, Sergio Ramos (Real Madrid) Lewandowski (Borussia Dortmund)

Tags: #celular