Vinícius sinaliza em direção de torcedor que imitou macaco em Valencia (Foto: Maria Jose Segovia/DeFodi Images/Icon Sport)

Novas imagens de um canal de TV espanhol mostram um torcedor do Valencia imitando um macaco na direção de Vinícius Júnior duranta a partida em que fãs da equipe da casa gritaram cantos racistas ao atacante do Real Madrid neste domingo (21).



 
A TV Movistar+ mostrou as imagens nesta segunda-feira (22). A ação acontece já no fim do segundo tempo e Vinícius aponta para a arquibancada para denunciar o torcedor, enquanto alguns companheiros do Real Madrid o apoiam em discussão com os fãs atrás do gol.
 
 

Imagens de TV espanhola mostram torcedor imitando macaco para Vinícius (Foto: Reprodução/Movistar+)

 
Durante a parada, os jogadores se desentenderam em campo e o árbitro Ricardo de Burgos Bengoetxea acabou expulsando Vinícius Júnior por contato com o rosto de Hugo Duro após recomendação do árbitro de vídeo Nacho Iglesias Villanueva, que não mostrou as ações de Duro contra o brasileiro. 
 
Iglesias Villanueva foi retirado do cargo pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) nesta segunda.
 
O estádio Mestalla se provou um ambiente hostil ao brasileiro mesmo antes do apito inicial da partida. Quando o ônibus do Real Madrid chegou ao local, parte da torcida valenciana já cantava a palavra “mono”, que significa macaco em espanhol.



 
Durante o jogo, mais cantos de “mono”. %u200B%u200BPerto do fim, o locutor do estádio precisou pedir nos microfones do estádio para que os insultos racistas cessassem, sob o risco da partida ser interrompida.
 
O ambiente do estádio foi elogiado pelo zagueiro Gabriel Paulista no Instagram. Em resposta a uma página que o questionou, o brasileiro afirmou que Vinícius era chamado de “tonto” e não de mono.
 
O Valencia emitiu um comunicado nesta segunda-feira afirmando que um torcedor que cometeu ato racista contra Vinícius foi identificado pela Polícia e que banirá os criminosos para sempre do estádio Mestella.



 
O clube disse que está trabalhando de forma coordenada para confirmar a identidade de outros possíveis envolvidos. 
 
— O Valencia condena energicamente esse tipo de comportamento, que não tem cabimento no futebol e não corresponde aos valores do clube e seus torcedores — diz a nota.
 
O clube afirma que as imagens disponíveis estão sendo analisadas e que trabalha com celeridade para "esclarecer o que aconteceu". Também é relembrado que um torcedor que fez gestos fascistas para visitantes do Arsenal, em 2019, pela Europa League, foi banido para sempre do estádio.