Cruzeiro venceu o Confiança por 1 a 0 e levou alegria à torcida (Foto: Ramon Lisboa/EM/DA Press)

Uma reunião na segunda-feira (23/08), às 9h, no Mineirão, vai avaliar a realização das duas primeiras partidas de futebol em Belo Horizonte com presença de público após o início da pandemia de COVID-19. Um jogo do Atlético na última quarta-feira (18) e um do Cruzeiro, nessa sexta-feira (20), marcaram a retomada de torcedores aos estádios na capital de Minas Gerais.




O encontro, organizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), vai contar com a presença de representantes do Executivo municipal, dos clubes de futebol - América, Atlético e Cruzeiro - e da Minas Arena, concessionária responsável pela gestão do Mineirão, palco dos dois eventos-teste. Um relatório será apresentado ao Comitê de Enfrentamento à COVID-19 para definir se o público seguirá em moldes similares, será barrado ou até ampliado.
 

Prefeito de BH, Kalil questionou o número de torcedores para Atlético 3 x 0 River (Foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)

O primeiro teste ocorreu na última quarta-feira (18), na partida entre Atlético e River Plate, da Argentina, pela volta das quartas de final da Copa Libertadores. Mesmo com uma série de restrições e regras pré-estabelecidas, a partida registrou aglomeração e desobediência às normas.

O público estava limitado a 30% da capacidade total do Mineirão - 61.890 lugares. Segundo a administração do estádio, 17.030 pessoas assistiram à partida in loco. Contudo, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) afirmou que o público foi bem superior ao permitido.




Cenas no entorno do Mineirão na quarta-feira assustaram as autoridades (Foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)

Diante do observado na quarta, a Prefeitura de BH se reuniu com os representantes para breves correções visando à partida entre Cruzeiro e Confiança, nessa sexta, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. As cenas, contudo, foram semelhantes às do jogo entre Atlético e River, mas em menor escala.

O Mineirão, que geralmente divulga o público pagante e presente ainda com o jogo em andamento, ainda não divulgou esse dado. O Cruzeiro, mandante do jogo, também ficou de informar neste sábado o número de torcedores, mas ainda não se manifestou.

Mesmo com restrições, cenas preocupantes foram registradas nos jogos (Foto: Túlio Santos/EM/DA Press)