Keké e Daniel Amorim reforçam o Tombense na disputa do Mineiro (Foto: Victor Souza/Tombense)

Com campanha quase irretocável em 2021, Tombense pretende trilhar o mesmo caminho de sucesso neste ano. O time da Zona da Mata terminou o Campeonato Mineiro na quarta posição, foi campeão do interior e ainda conseguiu o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta temporada, o clube terá como primeiro desafio defender o título da Recopa Mineira diante do Pouso Alegre.




Em entrevista exclusiva ao Superesportes, o presidente Lane Gaviolle pregou a política ‘pés no chão’, mas exigiu que o Tombense consiga, pelo menos, vaga na segunda fase do Estadual. Segundo ele, o primeiro passo é fazer boa campanha para permanecer na elite e, posteriormente, avançar entre as quatro melhores equipes. 
 
“A expectativa de todo time do interior é igual o que a gente sempre fez: ter os pés no chão. A primeira etapa é não cair. Não adianta dizer que não pode pensar nisso, mas tem que falar. Se você fizer 11 ou 12 pontos praticamente está fora de qualquer risco, depois é tentar buscar a classificação. É obrigação do Tombense buscar a classificação entre os quatro primeiros, que é o que a gente tem feito nos últimos campeonatos. A expectativa é boa, mas com muito pé no chão”, afirmou. 
 
Com o bom desempenho no último Mineiro, o Carcará terminou a primeira etapa na quarta posição empatado com o Cruzeiro, com 20 pontos. Em 11 jogos, o time de Tombos venceu cinco, empatou cinco e perdeu apenas um (60,60% de aproveitamento). Foram 16 gols marcados e nove sofridos. O principal momento nessa fase da competição foi o triunfo sobre o América, por 2 a 1, na nona rodada. 



 
 
Nas semifinais, o Tombense mediu forças com o Atlético (líder, com 27 pontos). Na partida de ida, no Mineirão, empate por 1 a 1. Já no duelo de volta, no Independência, derrota por 3 a 0. 
 
Nesta temporada, a esperança de bons resultados está depositada nas mãos do técnico Rafael Guanaes. Apesar da pouca idade, o treinador de 40 anos tem muita experiência. Ele dirigiu o Sampaio Corrêa na Série B de 2021  - acabou demitido após uma sequência ruim. Além do clube maranhense, soma passagens por Athletico-PR, CA Votuporanguense (SP) e São Carlos (SP). Seu principal desafio será repetir o feito do Tombense no ano passado com pouco investimento financeiro. 
 
Com grandes desafios pela frente, o Tombense foi ao mercado e anunciou a volta dos atacantes Keké e Daniel Amorim, destaques do time no ano passado. Os jogadores estavam emprestados a Cruzeiro e Vasco, respectivamente. Além deles, o experiente goleiro Rafael Santos, de 32 anos, que fez boa Série B pelo Confiança (SE), foi contratado. 



 

Recopa Mineira

 
A estreia do Tombense no Mineiro será diante do Pouso Alegre, na quarta-feira (26), às 15h, no estádio Antônio Guimarães de Almeida, o Almeidão, em Tombos, na Zona da Mata. O confronto também será válido pela decisão da Recopa Mineira. Se vencer, o Carcará será bicampeão consecutivo do torneio.
 

Rafael Guanaes terá a missão de repetir bom desempenho com Tombense (Foto: Victor Souza/Tombense)

 
A equipe comandada por Guanaes deu início à pré-temporada em 13 de dezembro do ano passado. Durante o período preparatório, o time disputou apenas um amistoso: venceu o Vilavelhense por 1 a 0, no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé. 
 

Classificação à Série B

 
Desde 2015, quando começou a disputar a competição, o Tombense tinha como principal objetivo na temporada subir da Série C para a Série B do Brasileiro. Sete anos depois, após bater algumas vezes na trave, o Carcará atingiu a meta. 




Já sob o comando de Rafael Guanaes, o time conseguiu frequentar de forma mais sólida o G4 do Grupo A, que foi muito equilibrado. Terminou a primeira fase com 27 pontos, na segunda posição, com seis vitórias, nove empates e três derrotas.

Na segunda fase, enfrentou Manaus, Novorizontino e Ypiranga-RS. Após vitória na estreia contra os gaúchos, fora de casa, e empate no Almeidão com o Manaus, viu o cenário se complicar com o revés para o Novorizontino, em Tombos.
 
Porém, o Tombense foi até o interior de São Paulo e deu o troco, vencendo o mesmo adversário. Na partida seguinte, vieram o acesso e a vaga na final, com uma vitória nos acréscimos sobre o Manaus, na Arena da Amazônia. A equipe empatou na última rodada diante do Ypiranga, em casa, e fechou a segunda fase com 11 pontos.



 
Na decisão, o Ituano foi o adversário. No primeiro jogo, empate por 1 a 1 no Almeidão. Na volta, o time de Itu foi superior: venceu por 3 a 0 e ficou com o título. 


Tombense

 
Nome completo: Tombense Futebol Clube 
Fundação: 1914
Posição no Mineiro 2021: 4ª posição
Presidente: Lane Gaviolle
Técnico: Rafael Guanaes
Principais contratações: Rafael Santos, Keké e Daniel Amorim 
 

Elenco


Goleiros:
Felipe Garcia, João Lazzari, Léo Lang e Rafael Santos
Zagueiros:
Jordan, Luan, Mateus Buiate, Moisés e Roger
Laterais-direitos:
David e Genilson
Laterais-esquerdos:
Manoel
Volantes:
Alison, Gustavo, Rodrigo e José Ricardo
Meias:
Everton, Jean Lucas, Lucas Santos e Marquinhos
Atacantes:
Ciel, Daniel Amorim, Keké, Kleiton, Matheus Paquetá, Pedrão, Romarinho e Vinicius Mingotti