Tombense é o atual campeão da Recopa Mineira (Foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)

Após o jogo de abertura entre Caldense e América, a bola segue rolando pelo Campeonato Mineiro nesta quarta-feira (26). Uma das partidas mais aguardadas da primeira rodada do Estadual de 2022, o confronto entre Tombense e Pouso Alegre vale, além dos três pontos na tabela de classificação, o título da Recopa. As equipes se enfrentarão às 19h, no estádio Antônio Guimarães de Almeida (Almeidão), em Tombos, na Zona da Mata.  



 
 
Esta será apenas a segunda edição do torneio organizado pela Federação Mineira de Futebol (FMF). O certame coloca frente a frente o campeão do interior (Tombense) e o vencedor do Troféu Inconfidência (Pouso Alegre) do ano anterior.
 
Na temporada passada - no primeiro ano da realização da competição -, o Gavião Carcará ficou com o título ao bater o Uberlândia por 2 a 0 no Independência, em Belo Horizonte. O atacante Rubens, que já deixou o clube, marcou os dois gols do jogo e garantiu a taça ao Tombense em 2021. A partida foi disputada uma semana antes do início do Mineiro.
 
Sendo assim, o time de Tombos tentará o bicampeonato. Além de três pontos na classificação do Estadual, uma vitória simples diante do Pousão garante o feito aos donos da casa. Mas, caso o jogo termine empatado, as equipes somam um ponto e o campeão será decidido nos pênaltis.  



 

Campeão do interior

 
Com bom desempenho no último Mineiro, o Tombense terminou a primeira etapa na quarta posição empatado com o Cruzeiro, com 20 pontos. Em 11 jogos, venceu cinco, empatou cinco e perdeu apenas um (60,60% de aproveitamento). Além disso, foram 16 gols marcados e nove sofridos.
 
 
Nas semifinais, o Gavião Carcará mediu forças com o Atlético, que terminou a fase inicial na liderança, com 27 pontos. Na partida de ida, no Mineirão, em Belo Horizonte, empate por 1 a 1. Já no duelo de volta, no Independência, derrota por 3 a 0.
 
Apesar da eliminação, a campanha foi suficiente para credenciar o time de Tombos como campeão do interior.
 

Campeão do Troféu Inconfidência

 
Em 2021, o Pouso Alegre coroou a excelente temporada com o título do Troféu Inconfidência. Antes de chegar ao mata-mata da competição, a equipe do Sul de Minas terminou a primeira fase do Mineiro na sexta colocação, com 15 pontos – quatro vitórias, três empates e quatro derrotas (45,45% de aproveitamento).



 
 
Já na semifinal do torneio adjacente ao Estadual, mediu forças com a Caldense em jogo único disputado no estádio Manduzão, em Pouso Alegre. Após empate por 0 a 0 no tempo normal, a classificação para a final foi decidida nos pênaltis, vencidos pelo Pousão por 6 a 5. Na decisão contra a URT, outro empate por 0 a 0. Nas penalidades, vitória do Dragão por 4 a 2.
 
O título garantiu ao Pouso Alegre o direito de disputar três competições nesta temporada além do Mineiro: Recopa, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro.