Torcidas em MG: Atlético e Cruzeiro estão tecnicamente empatados em pesquisa do Instituto Doxa (Foto: Pedro Souza/Atlético e Gustavo Aleixo/Cruzeiro)


Pesquisa realizada pelo Instituto Doxa apontou empate técnico entre as torcidas de Atlético e Cruzeiro em Minas Gerais. De acordo com o levantamento, cada clube detém 23% da preferência da população, enquanto 19% são adeptos de outras equipes. Os 35% restantes não escolheram nenhum time do coração.




Em Belo Horizonte, segundo o Doxa, o Atlético detém boa vantagem sobre o Cruzeiro: 41% a 32%. Na Região Metropolitana, 35% torcem pelo Galo, e 32% para a Raposa.


Fora da RMBH, o Cruzeiro vence no Vale do Jequitinhonha (37% x 15%), no Norte (35% x 19%), no Oeste (35% x 20%), no Vale do Rio Doce (30% x 22%), no Vale do Mucuri (19% x 15%) e no Noroeste (17% x 15%).
O Atlético leva a melhor no Campo dos Vertentes (23% x 14%) e no Sul/Sudoeste (23% x 11%).

Há ainda empate na Zona da Mata (7% x 7%) e no Triângulo/Alto Paranaíba (6% x 6%), onde clubes como Flamengo e Corinthians têm maior força.




Os dados foram coletados pelo Doxa na última semana de janeiro e divulgados nesta terça-feira, 22 de março, pelo site ge.globo.


Ao todo, o instituto entrevistou 4 mil pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro é de 1,8% para mais ou para menos.

Nas redes sociais, o Atlético comemorou o resultado nas imediações da capital: “Pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Doxa confirma que o Galo tem a maior torcida de BH e Região Metropolitana”.

Pesquisa anterior deu vantagem ao Cruzeiro

Na última sexta-feira, 18 de março, a Quaest/Genial divulgou os resultados de pesquisa realizada entre os dias 11 e 16 com 1.480 entrevistados.




O Cruzeiro ficou à frente do Atlético, com 26% a 18% entre as principais torcidas de Minas Gerais. Flamengo, 9%; Corinthians, 6%; e São Paulo, 3%; completaram o “top 5”.

Conforme a Quaest/Genial, a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, e o nível de confiança dos números é de 95%.