Cruzeiro
None

CAMPEONATO MINEIRO

Na briga pela ponta, Cruzeiro mira primeira vitória sobre Tupynambás pelo Mineiro

Após 86 anos, time celeste volta a encarar clube de Juiz de Fora pelo Estadual

postado em 10/02/2019 06:30 / atualizado em 10/02/2019 17:23

Vinnicius Silva/Cruzeiro

A partida deste domingo, às 17h, no Mineirão, será apenas a terceira entre Cruzeiro e Tupynambás na história do Campeonato Mineiro. Na briga pela liderança, o time celeste jamais venceu os juiz-foranos na história da competição. Em dois duelos na edição de 1933, a equipe da Zona da Mata segurou empate por 1 a 1, no estádio do Barro Preto, e goleou por 4 a 1, no Parque Weiss.

No Almanaque do Cruzeiro consta a ficha técnica dos dois confrontos. No primeiro, em 2 de julho de 1933, o então Palestra Itália entrou em campo com Geraldo; Pedrinho e Álvaro; Caieira, Barros e Teixeira; Piorra, Souza, Zezé, Bengala e Alcides. O técnico na ocasião era Matturio Fabbi. Já o Tupynambás contava com Badim; mascote e Pereira; Teobaldo, Lulu e Waldemiro; Chico, Bianco, Cláudio, Alfredo e Lessa.

No Barro Preto, Lessa abriu o placar para o Tupynambás, aos 10 minutos do segundo tempo. O gol de empate do Palestra veio aos 15’, com Alcides, que se tornara posteriormente o oitavo maior artilheiro do clube, com 150 gols em 324 partidas.

Em Juiz de Fora, o Tupynambás massacrou o time da capital. Mascote, em cobrança de falta, e Lessa, duas vezes, abriram 3 a 0. O Palestra Itália diminuiu no segundo tempo, com Gaúcho, mas a equipe da casa ampliou a dez minutos do fim, em cobrança de pênalti de Nino: 4 a 1. De acordo com o Almanaque do Cruzeiro, uma briga generalizada paralisou o jogo do dia 1º de outubro de 1933 por 15 minutos.

Além dos dois confrontos pelo Estadual, o Cruzeiro fez seis amistosos contra o Tupynambás: venceu cinco e perdeu um. O último encontro aconteceu em 14 de fevereiro de 1962, no estádio da Alameda, onde atualmente funciona o hipermercado Extra (Avenida Francisco Sales, Bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte). O time celeste ganhou por 6 a 0, gols de Benito, Antoninho, Rossi, Emerson e Nerival (2).

Vice-campeão mineiro em 1934, o Tupynambás ficou afastado do futebol profissional por décadas e só teve condições de regressar quando recebeu dinheiro de mecanismo de solidariedade referente às transferências do lateral-direito Danilo, atualmente no Manchester City, da Inglaterra. O valor total das receitas gira em torno de R$ 1,7 milhão.

Times

O Cruzeiro adotou mistério total em relação à escalação para domingo, embora o meia Rodriguinho, por meio de vídeos divulgados nas redes sociais, tenha confirmado que estará em campo. Resta saber se ele ocupará a vaga de Thiago Neves ou cumprirá outra função. O zagueiro Dedé tem chances de ser poupado, dando lugar provavelmente a Murilo. Nas demais posições, o técnico Mano Menezes deverá adotar força máxima.

No Tupynambás, o técnico Felipe Surian esboçou uma formação com três zagueiros na primeira parte do treino realizado na sexta-feira. Em um segundo momento, ele alterou a equipe para o 4-4-2. A principal esperança de gols é o veterano Ademilson, de 44 anos, que já balançou as redes três vezes no Estadual.

CRUZEIRO X TUPYNAMBÁS

CRUZEIRO
Fábio; Edilson, Dedé (Murilo), Leo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Robinho, Thiago Neves e Rodriguinho (Rafinha); Fred.
Técnico: Mano Menezes

TUPYNAMBÁS
Renan Rinaldi; Marcelinho (Gustavo Crecci), Adriano e Felipe Gregory; Igor Soares, Leandro Salino, Leonardo Salino, Marcel e Hipólito; Geovani e Ademilson (Matheus Pimenta).

Motivo: sexta rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão
Data: domingo, 10 de fevereiro de 2019
Horário: 17h
Árbitro: Gabriel Murta Barbosa Maciel
Assistentes: Leonardo Henrique Pereira e Welington Pereira Neto

Tags: cruzeiro interiormg tupynambás