Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Invencibilidade, poder ofensivo e artilheiro: trunfos do Cruzeiro para manter vantagem e ser campeão mineiro

Raposa joga por empate no clássico contra o Atlético, sábado, no Independência

postado em 18/04/2019 06:30 / atualizado em 18/04/2019 19:32

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>
Em vantagem na final do Campeonato Mineiro por ter ganhado do Atlético por 2 a 1, no Mineirão, o Cruzeiro se inspira na boa campanha de 2019 para manter o rendimento no jogo de volta. A invencibilidade no ano, o poder ofensivo da equipe e o faro de gol de Fred são trunfos da Raposa, que dependerá de empate no clássico de sábado, às 16h30, no Independência, para levantar a taça do estadual pela 38ª vez.

O último revés do Cruzeiro foi há quase cinco meses, em 25 de novembro de 2018: 2 a 0 para o Flamengo, no Mineirão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois, o time encerrou a participação na Série A empatando por 0 a 0 com o Bahia, fora de casa.

Em 2019, a diretoria reformulou o elenco, liberando atletas pouco aproveitados, casos de Mancuello e Bruno Silva, e contratando reforços para serem titulares, como os meias Rodriguinho e Marquinhos Gabriel. Um dos frutos desse planejamento é a sequência de 19 partidas sem derrota.

No Mineiro, o Cruzeiro venceu 11 jogos e empatou quatro. Na Libertadores, tem 100% de aproveitamento no Grupo B, com 12 pontos em quatro rodadas. No geral, marcou 43 gols (média de 2,26 por partida) e sofreu apenas oito. A equipe só passou em branco no empate por 0 a 0 com o América, no Independência, pela primeira fase do Estadual. Nos 18 duelos restantes, fez dois ou mais gols em 13 ocasiões.

O principal nome do setor ofensivo do Cruzeiro é o experiente Fred, de 35 anos, que vive fase extraordinária na carreira, com 14 gols em 15 jogos em 2019. No clássico de domingo, ele chegou a fazer o terceiro da Raposa, porém o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães anulou a jogada após consulta ao assistente de vídeo (VAR). No lance, o centroavante cabeceou a bola no próprio braço antes de balançar a rede.

No Mineiro, Fred soma 11 gols e provavelmente será o artilheiro, já que Alerrandro e Ricardo Oliveira, ambos do Atlético, têm oito e sete, respectivamente. Em 2017, quando vestiu a camisa alvinegra, o camisa 9 foi o goleador máximo do Estadual, com 10, e também se sagrou campeão.

Outros destaques ofensivos do Cruzeiro são Rodriguinho e Marquinhos Gabriel, com quatro gols cada. Este último foi o responsável por abrir o placar no jogo de ida, ao receber passe de Fred e contar com desvio de Leonardo Silva na finalização. No segundo tempo, ele esteve perto de anotar mais um, em chute colocado da entrada da área, mas parou em ótima defesa de Victor.

Defensivamente, o Cruzeiro também está em alta, principalmente em função da segurança transmitida pelo goleiro Fábio e do entrosamento entre os zagueiros Dedé e Leo e os volantes Henrique e Lucas Romero. Em 2019, o time ficou sem sofrer gol em 13 dos 19 jogos, sendo seis de maneira consecutiva, e foi vazado duas vezes somente no empate com o Boa, por 2 a 2 (quarta rodada da primeira fase), e na vitória sobre o América, por 3 a 2 (jogo de ida da semifinal).

O zagueiro Leo acredita que o Cruzeiro tem condições de manter os números favoráveis e se sagrar campeão no Independência. “Conseguimos fazer um bom jogo (no Mineirão), inverter a vantagem do adversário. Ao meu ver, fizemos um bom jogo. Sabíamos que o jogo seria difícil, se tratando de um clássico, uma final, tudo que envolve. Tínhamos o objetivo de inverter a vantagem que era do adversário, e conseguimos. É um duelo de 180 minutos e estamos cientes e preparados para trabalhar, focar, dedicar, e cumprir o nosso objetivo no final de semana para conquistar mais um título”.

Principais artilheiros do Cruzeiro em 2019

Fred - 14 gols

Rodriguinho - 7 gols

Marquinhos Gabriel - 4 gols

Raniel, David e Rafinha - 3 gols

Robinho e Leo - 2 gols

Retrospecto do Cruzeiro em 2019

19 jogos

15 vitórias

4 empates

0 derrota

43 gols marcados

8 gols sofridos

Tags: Campeonato Mineiro artilheiro números interiormg futnacional fred cruzeiro independência