Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cria da base, Murilo comemora quarto título mineiro pelo Cruzeiro em quatro disputados desde o sub-20

Zagueiro destacou 'gostinho especial' pela conquista do troféu do Estadual

postado em 20/04/2019 21:11 / atualizado em 21/04/2019 00:20

<i>(Foto: Arquivo pessoal)</i>
Com o empate diante do Atlético, neste sábado, por 1 a 1, no Independência, o Cruzeiro conquistou seu 39º título estadual. Um atleta do elenco celeste que tem se familiarizado cada vez mais com o grito de campeão mineiro é o zagueiro Murilo. Cria da base cruzeirense, o defensor conhece a rivalidade com o Galo desde os tempos de garoto.

"Muito feliz por mais este título pelo profissional do Cruzeiro. Agora são dois Mineiros conquistados no sub-20 e dois no profissional. Para mim, que fui criado no Cruzeiro e conheço bem a rivalidade, vencer o Estadual sempre tem um gostinho especial"

Desde os 18 anos, quando alcançou a categoria Sub-20 da Raposa, Murilo já entrou em campo em quatro Campeonatos Mineiros – dois pelos juniores e dois pelo profissional – e foi campeão de todos eles. O primeiro Estadual pelo sub-20 foi em 2015, quando formou dupla de zaga com Fabrício Bruno, que atualmente também integra o elenco profissional. Na partida do hexagonal final que deu o título à Raposa, Murilo deu assistência para o primeiro gol da vitória por 3 a 0 sobre o Araxá, marcado por Roni, na Toca da Raposa I.

Em 2016, já mais experiente, Murilo marcou dois gols na campanha do bicampeonato estadual, que teve o rival Atlético como vice. Na semana seguinte ao título, o zagueiro assumiu a faixa de capitão da equipe sub-20 na disputa da Copa do Brasil da categoria.

No início de 2017, Murilo passou a treinar com o grupo profissional, mas, naquela época, era a última opção do técnico Mano Menezes para a zaga, que contava com Dedé, Leo, Manoel e o equatoriano Kunty Caicedo no elenco. Por conta disso, Murilo não participou de nenhuma partida do Campeonato Mineiro daquele ano, em que o clube foi vice-campeão, perdendo a decisão para o Atlético-MG. No decorrer da temporada, Murilo acabou recebendo oportunidades e assumiu a titularidade nas quartas de final da Copa do Brasil, que viria a ser seu primeiro título como profissional pelo Cruzeiro. 

Foi em 2018 que o zagueiro entrou em campo pela primeira vez em um Campeonato Mineiro profissional. Titular durante toda a campanha, Murilo se lesionou na primeira partida da final contra o Atlético e acabou ficando fora do jogo de volta da decisão, no Mineirão. Naquela ocasião, o substituto foi Dedé, que havia se recuperado de contusão e assumiu a vaga de titular da equipe definitivamente daquele dia em diante.

Dos quatro títulos estaduais conquistados por Murilo, o de 2019 foi o que ele teve menos participação. Reserva de Dedé e Leo, o garoto disputou apenas quatro jogos dos 16, mas pôde soltar o grito de campeão ao final do clássico deste sábado contra o Atlético.

Tags: cruzeiro interiormg seriea futnacional