Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro pode ser o primeiro clube a terminar fase de grupos da Libertadores com 100% de aproveitamento e sem sofrer gol

Time celeste precisa vencer Emelec no dia 8 de maio sem ser vazado

postado em 23/04/2019 21:08 / atualizado em 23/04/2019 21:47

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>
O Cruzeiro pode ser o primeiro clube da história a terminar a fase de grupos da Copa Libertadores com 100% de aproveitamento e defesa invicta. Para alcançar a façanha, terá de ganhar do Emelec sem sofrer gol no dia 8 de maio (quarta-feira), às 19h15, no Mineirão, pela sexta rodada do Grupo B.

Até aqui, a campanha celeste é perfeita, com cinco vitórias (15 pontos), 10 gols pró e nenhum sofrido. Nesta terça-feira, o time ganhou do Deportivo Lara-VEN por 2 a 0, gols de Fred e Sassá (de pênalti). De acordo com as estatísticas da Conmebol, a equipe de Mano Menezes teve 55,6% de posse de bola e finalizou 13 vezes (7 certas). Em compensação, o goleiro Fábio não fez uma defesa sequer, já que o time da casa errou o alvo nas nove tentativas.

Em seu perfil no Twitter, a Conmebol ressaltou que o atual feito do Cruzeiro é semelhante ao do Atlético Nacional campeão da edição de 2016. O time colombiano também triunfou nas cinco primeiras partidas da fase de grupos sem tomar gol. No sexto jogo, acabou empatando por 0 a 0 com o Huracán, no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, e perdeu os 100% de aproveitamento.

Entre os times que ganharam as seis rodadas da fase de grupos, nenhum conseguiu ficar sem levar gol. Em 2001, o Vasco sofreu cinco. Em 2007, o Santos foi vazado uma vez, um a menos que o Boca Juniors, em 2015. Esses dados reforçam ainda mais o bom momento do Cruzeiro. Depois da vitória sobre o Lara, o técnico Mano Menezes valorizou o rendimento da equipe, principalmente pela logística das viagens ao Equador e à Venezuela.

“Nós tivemos uma dificuldade maior pela logística do grupo, duas viagens longas. Como essa aqui, em condições bem adversas, mas um nível técnico de adversários talvez um pouco mais baixo do que outros. Mas mesmo assim alcançar essa pontuação é louvável, elogiável. Outros clubes brasileiros têm adversários fracos em seus grupos e não estão conseguindo fazer a pontuação que estamos fazendo. Nos deixa contentes, aumenta a confiança, mas com os pés no chão. É a primeira fase da Libertadores, só. Agora sim estamos nos preparando para chegar bem às oitavas e aí, na hora do mata-mata, poder resolver os problemas que estamos aprendendo a resolver aqui”, argumentou Mano.

Caso consiga a liderança geral na fase de grupos, o Cruzeiro terá o direito de ser mandante no jogo de volta das oitavas de final e em possíveis confrontos das quartas de final e das semifinais. A decisão da Libertadores acontecerá em duelo único, no dia 23 de novembro, no Estádio Nacional de Santiago, no Chile.

Jogos do Cruzeiro na Copa Libertadores

Huracán-ARG 0x1 Cruzeiro - Rodriguinho

Cruzeiro 2x0 Deportivo Lara-VEN - Rodriguinho e Jadson

Emelec-EQU 0x1 Cruzeiro - Rodriguinho

Cruzeiro 4x0 Huracán-ARG - Fred (3) e Dodô

Deportivo Lara-VEN 0x2 Cruzeiro - Fred e Sassá

Cruzeiro x Emelec-EQU (dia 8/5, às 19h15, no Mineirão)

Tags: Copa Libertadores Cruzeiro interiormg futnacional libertadores2019