Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Pleno do STJD mantém suspensão a Itair, vice do Cruzeiro, por declarações polêmicas contra a FMF

Vice-presidente do Cruzeiro, Itair Machado continuará suspenso por 15 dias

postado em 07/06/2019 14:41 / atualizado em 07/06/2019 14:52

(Foto: Daniela Lameira / STJD)
O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu manter nesta sexta-feira a suspensão de 15 dias do vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Itair Machado. O dirigente foi punido por declarações polêmicas contra a Federação Mineira de Futebol (FMF).

No dia 24 de abril, Itair tinha sido suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) em função de declarações realizadas contra a Federação Mineira de Futebol em 24 de janeiro deste ano. 

Nas declarações dadas contra a FMF em entrevista coletiva, na Toca da Raposa II, Itair afirmou que o Cruzeiro estava rompendo relações com a entidade a partir daquele momento e disparou contra o pleito que elegeu o atual presidente Adriano Aro. 

"O Cruzeiro vai entrar na Justiça pedindo essa anulação (do pleito). Tudo que se briga na Federação e até mesmo na CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o Cruzeiro perde por causa desse vice-presidente (Castellar Neto)", disse Itair à época. “Nós não teremos nenhum tipo de relacionamento com a Federação Mineira, porque todo mundo sabe que eles são atleticanos e que eles decidem com a camisa e o coração", complementou. Leia as declarações completas neste link

Inicialmente, o dirigente foi incurso nos artigos 243-D (incitar o ódio ou a violência), 243-F (ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto) e 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras).

No julgamento desta sexta, no Pleno, o procurador-geral do STJD, Felipe Bevilacqua, definiu Itair Machado como um homem 'polêmico'. "Processo muito simples. Figura conhecida no meio esportivo. Sou sempre bombardeado com tudo que ocorre no futebol diariamente. Caso que se assemelha muito ao Petraglia que causa sempre polêmica com muitas declarações inapropriadas. Acho que a proporção da pena foi razoável por Itair ser primário. A condenação se faz necessária para que possamos aplicar novas penas nos casos mais graves que virão”.

Desobediência 


Itair ainda será julgado novamente pela Terceira Comissão Disciplinar do STJD por ter comparecido à partida contra o Ceará, em 1º de maio, no Mineirão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, quando estava suspenso pelo TJD-MG

Em 10 de maio, o presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, decidiu suspender preventivamente Itair Machado por 30 dias. No despacho, ele destacou que a medida ocorre 'tendo em vista a gravidade da conduta praticada, (…) que revela total desprezo às determinações da Justiça Desportiva'. 

Leia também: Estrutura de poder: entenda por que Itair Machado tem mais influência na gestão do Cruzeiro do que o presidente Wagner

Tags: cruzeiro stjd interiormg futnacional Itair Machado seriea