Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Com Mano Menezes, Cruzeiro tenta corrigir falhas para retomar bons números da defesa

Time celeste é o mais vazado do Campeonato Brasileiro, com 16 gols sofridos

postado em 25/06/2019 07:00 / atualizado em 24/06/2019 22:38

<i>(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D. A Press)</i>
Apesar de toda a pressão pela sequência sem vitórias em 2019 (nove jogos, com quatro empates e cinco derrotas), Mano Menezes foi mantido no comando do Cruzeiro e terá a missão de reconduzir a equipe aos bons resultados. Um dos desafios do treinador é aprimorar a marcação, de modo que o número de gols sofridos seja diminuído. No primeiro semestre de 2019, o time chegou a ficar seis partidas consecutivas sem ser vazado. Contudo, nas nove primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, tomou 16 gols, tendo, ao lado do Fluminense, a pior defesa da competição.

Para Leo, titular na zaga ao lado de Dedé, a queda de rendimento do sistema defensivo não pode ser exclusivamente atribuída a quem joga atrás. “A gente sempre citou, até nesses momentos em que tínhamos a defesa menos vazada e conseguimos ficar seis partidas consecutivas sem tomar gol, que não é somente na linha de quatro ou os dois zagueiros. É uma questão coletiva (a boa marcação). A parte defensiva, a parte do meio-campo, os dois laterais que preenchem, o ataque que recompõe e inicia a marcação. Todos fazem parte desse processo”.

O camisa 3 acredita que o tempo de preparação na intertemporada será essencial na busca pela retomada dos bons números da defesa. “Claro que houve um desequilíbrio nessas últimas partidas, mas nada melhor que agora, nesse período importante (de folga), a gente treine e recupere esse lado positivo que temos como equipe de tomar poucos gols. Esse é o nosso foco para solidificar novamente nosso grupo e nosso sistema defensivo como um todo”.

Leo também considerou importante a permanência de Mano Menezes, à frente do elenco do Cruzeiro desde 26 de julho de 2016, quando foi contratado para substituir o português Paulo Bento. Desde então, o time conseguiu resultados expressivos especialmente nos mata-matas, conquistando o bicampeonato consecutivo da Copa do Brasil, em 2017 e 2018, além de ter sido semifinalista do torneio, em 2016, e ganhador dos estaduais de 2018 e 2019.

“Hoje nós temos um excelente treinador, que sabe como é o futebol brasileiro e conhece nosso elenco, as peças, as características e o modo de pensar de cada um. Já fomos várias vezes campeões aqui, já participamos de várias decisões e de momentos como esse também. Acredito que a questão da permanência de um comando por longo tempo é positivo no futebol brasileiro. Isso dá continuidade no trabalho, na maneira de lidar, no projeto, nas decisões, no modo de jogar. Tudo isso englobou e acrescentou durante esses três anos sob o comando do Mano. E o time ganhou títulos, né?! Isso tem sido o diferencial, são frutos muito valorosos no futebol brasileiro”.

<i>(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D. A Press)</i>


Sequência em 2019

O primeiro duelo oficial do Cruzeiro depois do encerramento da Copa América será logo um clássico, contra o Atlético, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O jogo acontecerá na quinta-feira, 11 de julho, às 20h, no Mineirão. Na quarta-feira seguinte, 17/7, às 19h15, os rivais se reencontram no Independência.

<i>(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D. A Press)</i>


na Copa Libertadores, os confrontos com o River Plate ocorrerão em duas terça-feiras, dias 23 e 30 de julho, às 19h15. Por ter feito melhor campanha na fase de grupos, o Cruzeiro jogará a primeira partida no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, e a segunda no Mineirão.

Ainda em julho, o time de Mano Menezes terá compromissos pelo Campeonato Brasileiro, contra Botafogo (domingo, 14/7, às 16h, no Mineirão), Bahia (sábado, 20/7, às 21h, na Fonte Nova) e Athletico-PR (sábado, 27/7, às 19h, no Mineirão). Em nove rodadas, o Cruzeiro somou apenas oito pontos e ocupa o 18° lugar, com duas vitórias, dois empates e cinco derrotas.

Tags: mano menezes leo seriea libertadores2019 copadobrasil cruzeiro