Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Mano revela conversa com Fred e explica desabafo do atacante do Cruzeiro

Treinador disse que é preciso resolver os problemas dentro do próprio grupo

postado em 05/08/2019 07:00 / atualizado em 05/08/2019 14:25

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>

Mano Menezes falou pela primeira vez sobre o polêmico desabafo de Fred após a eliminação do Cruzeiro para o River Plate, na última terça-feira, pela Copa Libertadores. O treinador disse que já havia conversado com o centroavante para explicá-lo a mudança na equipe, que passaria a atuar sem uma referência no ataque.

“Deixei passar algumas horas, dois dias [depois do clássico do dia 11 de julho, vitória do Cruzeiro por 3 a 0] e sentamos para conversar. E falamos sobre o estilo de jogo do Cruzeiro, sobre a característica dos jogadores do Cruzeiro. E já tínhamos dificuldades antes da alteração, e a mudança foi uma consequência da dificuldade. E falamos sobre as características dos meias e do homem final. E disse a vocês, como disse a ele, que podia fazer a alteração tanto de um jogador de armação, trocando por um jogador de profundidade, ou colocar um jogador de velocidade na última linha”, disse.

A mudança surtiu efeito no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Saiu Fred e entrou o velocista Pedro Rocha no time. O Cruzeiro venceu por 3 a 0, no Mineirão. Contudo, depois dessa partida, o time não voltou a balançar as redes. Já são sete jogos de jejum.

“Deu certo naquele jogo, mas não sou técnico de vir tripudiar em cima do que deu certo e desrespeitar um jogador. Eu disse isso a vocês que Fred seria importante em outros jogos do campeonato, que não teríamos soluções em todos os jogos daquela maneira, sabemos disso. Às vezes você pega uma defesa mais plantada e você precisa mais de um homem de área, mas as coisas precisam funcionar, eu não tenho preferência. Eu tenho preferência por as coisas funcionarem bem. Essa foi a conversa que tive com Fred lá atrás”, frisou Mano Menezes.

O treinador ainda tentou explicar a postura do experiente atleta, de 35 anos. Logo após a eliminação do Cruzeiro nos pênaltis (4 a 2) para o River Plate, Fred desabafou sobre sua condição de reserva e sobre o estilo de jogo do técnico Mano Menezes. Com declarações fortes, o centroavante disse não ter as características adequadas para atender a estratégia do treinador, de jogar atrás e sair rápido em contragolpes. “Lógico que a gente fica triste de sair do time, mas a gente entende que é uma característica do Mano, de marcar bem lá atrás, todo mundo, e depois de sair no contra-ataque. Eu não me encaixo nessa característica dele, então, assim, quando precisar, vou tentar sempre dar o meu melhor”, disse Fred.

Mano afirmou que entende o desabafo de Fred, mas frisou que é necessário resolver os problemas dentro do próprio grupo. “Por que a declaração após o jogo do River? Porque teve a vaia do sábado (derrota para o Athletico-PR, no Mineirão), a vaia magoa, você não se sente responsável pelo que está acontecendo ali, você vai jogar no time que é considerado reserva, se expõe, time perde. Isso é ruim individualmente para o jogador e é mais uma satisfação porque as coisa não estão funcionando tão bem. Ele sabe, pela experiência que tem, que o lugar adequado para fazer isso, sem barulho desnecessário, sem ruído na linha, é lá dentro de nossa casa. E pela parte do treinador é isso que vamos fazer”, disse.

Tags: mano cruzeiroec conversa fred desabafo