Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Em estreia de Rogério Ceni, Cruzeiro recebe líder Santos e busca recomeço no Brasileiro

Novo treinador vira esperança da Raposa, sem vencer há 11 rodadas e na zona de rebaixamento. Missão é superar o time comandado por Jorge Sampaoli

postado em 18/08/2019 06:00 / atualizado em 18/08/2019 00:18

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe)</i>
O torcedor que for neste domingo ao Mineirão vai dividir as atenções entre a bola no gramado e a área técnica em frente ao banco de reservas. Cruzeiro e Santos se enfrentam às 16h, pela 15ª rodada do Brasileiro, com expectativa de 40 mil torcedores na Pampulha, em um duelo particular entre os dois treinadores: Rogério Ceni, que estreia no comando da Raposa, e Jorge Sampaoli, que em sua temporada inicial no futebol brasileiro vem mantendo o Peixe na liderança da Série A.
 
Substittuo de Mano Menezes, Ceni terá a dura missão de tirar o Cruzeiro da parte de baixo da tabela. Em 14 rodadas, o time ganhou duas vezes, empatou cinco e perdeu sete, ocupando a 17ª posição, com 11 pontos. O jejum de vitórias é de 11 jogos e, apesar da proximidade do Fluminense (16º, com 12), a distância para o Vasco, 15º, é de seis pontos. Rogério foi apresentado terça-feira, comandou a semana de treinos na Toca da Raposa II e não revelou qual time escalará. As dúvidas são no meio-campo, entre Robinho e Marquinhos Gabriel, e no homem de referência do atque: Fred, que não marca há 16 partidas, ou Sassá.
 
É a primeira vez que Rogério Ceni e Jorge Sampaoli vão se enfrentar, ambos como técnicos, mas a relação entre os dois vem de longa data. Em outubro de 2016, em seu primeiro ano longe dos gramados, o ex-goleiro do São Paulo passou uma semana na Espanha acompanhando o trabalho do argentino à frente do Sevilla. Ele não esconde que Sampaoli é uma de suas referências na prancheta, ao lado do espanhol Pep Guardiola (Manchester City) e do alemão Jurgen Klopp (Liverpool).
 
"Acho que ele é um técnico acima da média, um técnico fora da curva. Merecedor de todo sucesso que tem aqui", afirmou Ceni, em sua apresentação, na Toca da Raposa, terça-feira. "Há três anos, fui a Sevilha e assisti a uma semana de trabalho dele. O Ganso ainda estava, o Mariano (lateral-direito, ex-Cruzeiro). Não é difícil compreender por que o Santos joga dessa maneira no Brasileiro. É uma das equipes mais organizadas, mais difíceis de ser vencidas", elogiou.
 
<i>(Foto: Reprodução)</i>
Sampaoli dirigiu o Sevilla por uma temporada, terminando em quarto no Campeonato Espanhol. Na sequência, assumiu uma turbulenta Seleção Argentina, que saiu nas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia’2018, eliminada pela França, futura campeã. Nesta temporada, foi contratado pelo Santos para seu primeiro trabalho no futebol brasileiro. Caiu na semifinal do Paulista para o Corinthians, nos pênaltis, amargou derrota nas oitavas de final da Copa do Brasil para o Atlético e na primeira fase da Sul-Americana, para o River Plate-URU, pelo critério de gols fora de casa. 
 

OFENSIVIDADE


No Brasileiro, entretanto, Sampaoli vem tendo uma performance surpreendente, na liderança, baseado em um ataque eficiente: já marcou 25 vezes, sete com Eduardo Sasha, um dos pilares ofensivos ao lado de Soteldo. Nesta semana, o treinador também não poupou elogios a Ceni.

"Rogério foi a Sevilha para ver nossos treinamentos. Ele tinha muita vontade de começar sua carreira como treinador. Vinha com muitas ideias novas, com muitas intenções. Me agradou muito ter alguém tão representativo vendo o que eu trabalhava em Sevilha”, disse. “Estou contente de enfrentá-lo agora, porque fez grandes coisas no Fortaleza e provou várias situações além dos resultados. É uma pessoa que tem convicções claras, então eu valorizo isso humanamente como profissional. Esperamos ter um bom jogo"


O ANO DE CADA UM


Rogério Ceni (pelo Fortaleza)

Cearense:
campeão

Copa do Nordeste:
campeão

Copa do Brasil:
oitavas de final (eliminado pelo Athletico-PR)

Brasileiro

13 jogos
4 vitórias
7 derrotas
2 empates

Jorge Sampaoli

Paulista: 4º lugar (eliminado pelo Corinthians, nos pênaltis)

Sul-Americana:
primeira fase (eliminado pelo River Plate-URU, depois de dois empates, pelo critério de gols fora de casa)

Copa do Brasil:
oitavas de final (eliminado pelo Atlético)

Brasileiro

14 jogos
10 vitórias
2 empates
2 derrotas
 

CRUZEIRO X SANTOS


Cruzeiro
Fábio; Orejuela, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Robinho (Marquinhos Gabriel), Thiago Neves e Pedro Rocha; Sassá (Fred)
Técnico: Rogério Ceni

Santos
Everson; Victor Ferraz; Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Jorge; Diego Pituca, Felipe Jonatan e Carlos Sánchez; Derlis González, Eduardo Sasha e Soteldo
Técnico: Jorge Sampaoli

Motivo: 15ª rodada do Brasileiro

Estádio: Mineirão

Data:
domingo, 18 de agosto de 2019

Horário: 16h

Árbitro:
Anderson Daronco

Assistentes:
Rafael da Silva Alves e Elio Nepomuceno de Andrade Júnior (RS)

VAR:
Caio Max Augusto Vieira (RN)

TV:
Globo e pay-per-view

Tags: sevilla sampaoli ceni brasileiro santossp cruzeiro futnacional interiormg seriea