Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Auxiliar francês de Rogério Ceni revela estratégias para reerguer Cruzeiro e elogia Toca da Raposa: 'Altíssimo nível'

Charles Hembert tem acompanhado Rogério Ceni desde 2017, quando o ex-goleiro iniciou sua carreira como treinador

postado em 21/08/2019 16:35 / atualizado em 21/08/2019 17:58

<i>(Foto: Reprodução/Cruzeiro)</i>
Ao deixar o Fortaleza e assumir o comando do CruzeiroRogério Ceni trouxe para Belo Horizonte sua comissão técnica. Entre os profissionais que trabalham com o treinador está o francês Charles Hembert, de 27 anos. Há dez dias em Minas, o auxiliar disse trabalhar no dia a dia do clube para reerguer o grupo celeste, que vive um momento ruim na Série A do Campeonato Brasileiro. Ele ainda rasgou elogios à Toca da Raposa II.

“É começar a encontrar ingredientes, que sejam nos treinos, nas conversas, no dia a dia, maneiras de tentar reerguer. Tem que mudar essa atitude, esse comportamento, essa união do grupo, tentar erguer isso. Então, estamos tentando no dia a dia, de várias maneiras possíveis, reerguer esse grupo”, disse o auxiliar-técnico canal oficial do Cruzeiro no Youtube.  

Para o francês, o período pelo qual o Cruzeiro passa atrapalha o desempenho dos jogadores. O clube celeste é o 16º colocado no Campeonato Brasileiro com 14 pontos. Antes da chegada da nova comissão técnica, a Raposa emendou nove partidas sem vencer, somando Série A e Copa do Brasil.

“Nós estamos tentando sempre introduzir aspectos sociais divertidos, competitividade com placar, golzinho. Sempre tentando estimular os jogadores, o espírito de competitividade para fazê-los reagir, rir, gerar emoção para reencontrar um pouco a alma desse grupo”, disse. 

De acordo com o auxiliar cruzeirense, o que mais lhe chamou a atenção ao chegar a Belo Horizonte foi a paz e tranquilidade da Toca da Raposa II e o fato de estar em parte mais alta da capital. “Poder trabalhar aqui no dia a dia traz uma dinâmica refrescante. É muito bom poder trabalhar de cima e observar, trabalhando, a cidade”.

Hembert disse que está muito impressionado com a estrutura do centro de treinamentos da Raposa. “Altíssimo nível, muito melhor do que vários clubes europeus de alto nível. Realmente não tem nada a perder de clube europeu”.

Treinos dinâmicos

Charles Hembert explicou a introdução de treinos mais intensos no dia a dia do Cruzeiro na Toca da Raposa II. Durante o curso de treinador que ele e Ceni fizeram na Europa, os dois visitaram vários clubes na Inglaterra e na Espanha. Em geral, esse tipo de atividade é a tendência do futebol moderno. 

“A evolução do futebol hoje em dia tem treinos curtos, de 45 minutos, uma hora no máximo, e extremamente intensos. A gente tenta repetir isso desenvolvendo treinos sempre com a maior diversidade possível”, disse o auxiliar.


Experiência 


Natural de Paris, na França, Hembert atuou na Pitch International, agência de marketing esportivo que prestava serviços para a Confederação Brasileira de Futebol. Ele cuidava da logística de partidas e viagens fora do país, no cargo de executivo de operações desportivas. Durante a Copa América Centenário, disputada em 2016, nos Estados Unidos, conheceu Ceni e teve maior aproximação com o ex-goleiro da Seleção Brasileira no curso para técnicos da Football Association, da Inglaterra. 

Quando Rogério assumiu o comando técnico do São Paulo, em 2017, Charles Hembert foi contratado para ser supervisor de futebol no clube paulista. Depois, quando o treinador acertou com o Fortaleza, o francês também fechou com o time cearense para executar a mesma função que exercia no tricolor. Em 2019, Hembert passou a desempenhar a função de assistente técnico no Leão, tal como ocorre no Cruzeiro.
 

Tags: seriea futnacional interiormg cruzeiroec