Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Sul-Americana? Abel usa frases de Luxemburgo e Muricy para adotar cautela no Cruzeiro

Técnico disse que, no momento, briga ainda é pela permanência na elite

postado em 20/10/2019 06:00 / atualizado em 20/10/2019 11:54

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>
As vitórias consecutivas sobre São Paulo (1 a 0) e Corinthians (2 a 1) tiraram o Cruzeiro momentaneamente da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Para permanecer em 16º lugar na 27ª rodada, o time torce por tropeços de Ceará e CSA, que enfrentam, respectivamente, Bahia e Botafogo, fora de casa, nesta segunda-feira.

Há quem esteja tão otimista com a recuperação do Cruzeiro a ponto de vislumbrar voos mais altos. Um repórter que participou da entrevista coletiva de Abel Braga na Arena Corinthians, nesse sábado, afirmou que Zezé Perrella, gestor de futebol do clube, demonstrou confiança até mesmo numa classificação à Copa Sul-Americana de 2020. O questionamento foi levado pelo jornalista ao treinador cruzeirense. Na resposta, Abel usou frases marcantes dos técnicos Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho para, no momento, ressaltar que a briga do clube ainda é pela continuidade na elite.

“Nós temos que ser otimistas. Mas, fazendo analogia ao meu amigo Vanderlei Luxemburgo, nós ainda estamos na confusão. Temos 28 pontos. Antes do jogo contra o São Paulo, tínhamos de vencer sete. Agora nós temos que ganhar alguns jogos. Temos um confronto direto no sábado (contra o Fortaleza), então não adianta pensar numa coisa que não aconteceu”, disse.

“Acho legal o entusiasmo do Zezé, do presidente (Wagner Pires de Sá), de toda a direção, assim como estava tendo o Itair (Machado, ex-vice-presidente de futebol), inclusive foi o Itair quem me contratou. Mas acho que é um pouco perigoso. A pior coisa que tem no futebol é o excesso de confiança, o otimismo exagerado. O futebol engana muito, é traiçoeiro. Como diz meu amigo Muricy (Ramalho), a bola pune. Vamos com calma”, acrescentou o comandante.

Entretanto, Abel não esconde que os bons resultados dão ao grupo a confiança para se afastar cada vez mais do Z4. “Conseguimos uma coisa importantíssima, que era novamente ter o apoio do torcedor. Os jogadores reconquistaram aquilo que eles tinham, ninguém desaprendeu. É claro que o emocional não ajudava antes, mas acho que agora vai ajudar mais”.

No próximo sábado, às 21h, no Mineirão, o Cruzeiro terá confronto direto com o Fortaleza, do técnico Rogério Ceni, que subiu ao 13º lugar, com 31 pontos, ao ganhar do Grêmio por 2 a 1. Se fizer o dever de casa, o time celeste igualará a campanha de seu adversário, mesmo levando desvantagem no critério de número de vitórias (atualmente 9 a 6 para os cearenses).

Segundo o site Chance de Gol, do estatístico Marcelo Leme de Arruda, uma equipe que somar 49 pontos em 38 rodadas teria 90% de probabilidade de se qualificar para a Sul-Americana. Para atingir essa campanha, o Cruzeiro precisará vencer sete dos últimos 11 jogos. Depois do Fortaleza, os rivais são Botafogo (fora), Bahia (casa), Athletico-PR (fora), Atlético (casa), Avaí (casa), Santos (fora), CSA (casa), Vasco (fora), Grêmio (fora) e Palmeiras (casa).

Tags: Copa Sul-Americana interiormg futnacional seriea cruzeiro