Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Alvo do Atlético, Rafael se despede do Cruzeiro após 17 anos em mensagem sem tom emotivo

Goleiro publicou mensagem de despedida do clube nas redes sociais

postado em 20/02/2020 20:00 / atualizado em 20/02/2020 20:25

(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)

Após chegar a um acordo de rescisão de contrato em audiência na Justiça, o goleiro Rafael publicou mensagem de despedida do Cruzeiro em seu perfil no Instagram. No texto, ele citou o nome do clube apenas uma vez e não fez qualquer menção aos torcedores. Além da redação sem tom emotivo, o jogador não permitiu que a mensagem recebesse comentários de seus seguidores. O provável destino do atleta de 30 anos é o Atlético, que busca um substituto para Cleiton, vendido ao Red Bull Bragantino por R$ 23,5 milhões.

“Hoje está encerrado, oficialmente, um ciclo na minha carreira de 12 anos de atleta profissional do Cruzeiro. Começo agora a focar em novos projetos e desafios para seguir a carreira que tanto amo. Saio de cabeça erguida e tenho a consciência tranquila que eu me dediquei totalmente ao meu antigo clube, sempre agindo de forma justa e respeitando a todos.Minha postura diante de todas as situações vivenciadas em minha carreira foi sempre de agir com extremo caráter e profissionalismo. Agradeço a todos que torcem por mim e que compreendem todas as decisões tomadas, sempre movidas pelo respeito, metas e sonhos”, escreveu o ex-camisa 12.

Rafael chegou à Toca da Raposa ainda adolescente, aos 13 anos, em 2002. Em 2008, foi promovido ao time principal, sob o comando do técnico Adilson Batista, um ano depois de ter sido campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Desde então, mostrou muita competência para substituir Fábio, principalmente no período em que o camisa 1 sofreu grave lesão no joelho direito e ficou fora dos gramados entre agosto de 2016 e abril de 2017. Em 112 jogos pela equipe principal, tomou 103 gols e conquistou dez títulos: estaduais de 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019; Copas do Brasil de 2017 e 2018 e Campeonatos Brasileiros de 2013 e 2014.

No início do ano, a diretoria celeste chegou a anunciar acordo próximo para a permanência do jogador dentro da realidade financeira do clube, mas os rumos mudaram drasticamente. Rafael argumentou o desejo de buscar protagonismo em outra equipe e entrou com ação na Justiça no dia 24 de janeiro por causa de atraso no pagamento de salários, direitos de imagem, 13º, 1/3 de férias e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Na ocasião, Carlos Ferreira Rocha, interlocutor do Núcleo Dirigente Transitório com o departamento de futebol do Cruzeiro, afirmou que o processo de Rafael era um “mal-entendido”. “Fomos surpreendidos hoje com uma ação na Justiça do Trabalho da qual o próprio Rafael não sabia. Ele pediu desculpas, entramos em acordo e na segunda vai estar tudo resolvido”. O goleiro contrariou a versão do dirigente e garantiu que sempre esteve ciente de todos os assuntos relacionados à própria carreira.

No dia 14 de fevereiro, Cruzeiro e Rafael chegaram a um acordo na 19ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte. O clube pagará ao jogador R$ 2 milhões de forma parcelada a partir de meados de 2021. Em entrevista à Rádio Itatiaia no dia 15 de fevereiro, Carlos Ferreira Rocha não poupou críticas ao jogador, chamando-o de “ingrato” e “ganancioso”.

“Tivemos que fazer o acordo com ele na audiência. Nas redes sociais eu vi gente falando que o Cruzeiro ficou satisfeito. Nós não ficamos satisfeitos. Rafael foi ingrato e ganancioso. Isso que o Rafael foi. É um direito legal dele, até porque tinha três meses de salários atrasados. Mas é imoral. E vão dizer que é imoral o Cruzeiro ficar devendo três meses. Não é. Quando você tem e não paga, há imoralidade. Mas quando você não tem de onde tirar, não é imoral”.

Na tarde desta quinta-feira, 20 de fevereiro, a rescisão de Rafael com o Cruzeiro foi publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Agora, o goleiro tem caminho livre para assinar com o Atlético, que já negociou as bases salariais e aguarda apenas detalhes burocráticos para anunciar o reforço. 
 

Tags: goleiro rafael serieb atleticomg cruzeiroec interiormg seriea mercadobola