Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Ricardo Goulart opina sobre Enderson e comenta possibilidade de retornar ao Cruzeiro

Meia também falou de expectativa por convocação para Seleção Chinesa

postado em 18/04/2020 08:00 / atualizado em 17/04/2020 23:24

(Foto: Guangzhou Evergrande/Divulgação)
Bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2013 e 2014, Ricardo Goulart sempre é cogitado como possível reforço da equipe celeste. Neste ano, não foi diferente. Presidente em exercício da Raposa, José Dalai Rocha chegou a revelar uma consulta oficial ao meio-campista, que deixou o Palmeiras em maio de 2019 para voltar ao Guangzhou Evergrande, da China.

Em entrevista ao Superesportes, Goulart desconversou sobre a possibilidade de retornar ao Cruzeiro. “Não penso nisso agora”, garantiu. Depois de se naturalizar chinês, o meia espera uma oportunidade para atuar pela seleção daquele país. Ele se recuperou de grave lesão no joelho direito, fechou a quarentena nessa sexta-feira e já está em Guangzhou, cidade em que seu clube realiza os treinamentos.

Por fim, Goulart foi questionado sobre Enderson Moreira. Recém-contratado pelo Cruzeiro, o treinador foi o responsável, em 2012, por colocar o meia em evidência no cenário nacional ao indicá-lo ao Goiás. Naquele ano, a dupla venceu a Série B do Campeonato Brasileiro. “Creio que ele tem tudo pra fazer sucesso no Cruzeiro e levar o clube de volta ao seu lugar, que é na Série A. Torço por isso”, disse.

Leia, na íntegra, a entrevista com Ricardo Goulart:

Você voltou para a China há poucos dias, como está tudo por aí em meio à pandemia? Há previsão para voltar aos treinos? Tem visto a população mais tranquila de forma geral?

Eu creio que logo que minha quarentena acabe, que é agora nesta sexta-feira, eu já tenha uma previsão ou já retorne aos treinos com meus companheiros normalmente. Como estou no hotel aqui, não estou vendo muito como está a população lá fora, mas o chinês no geral é bem tranquilo.

[Nota: nessa sexta-feira, Ricardo Goulart publicou em suas redes sociais que chegou a Guangzhou, cidade de seu clube. A entrevista foi concedida na última quinta-feira]

No início do ano, quando todos imaginavam que esse vírus não iria se espalhar pelo mundo, muitos jogadores que atuam na China passaram a estudar um retorno ao Brasil. Alguns chegaram a retornar, caso do Marcelo Moreno. Você também pensou nisso?

Não, não. Eu acabei de definir meu retorno à China, ao Guanghzou Evergrande, assinei minha renovação por aqui, minha documentação de naturalização também havia acabado de sair. Não passou pela minha cabeça, não. 

O Cruzeiro já admitiu neste ano que buscou informações para repatriá-lo. Você chegou a receber esse contato? Como viu esse interesse?

Cara, essas coisas nunca chegam a mim diretamente, procuro nem me envolver em nada disso. Deixo na mão dos meus empresários sempre e nada me foi passado. Claro que eu fico feliz toda vez que vejo ou leio que há interesse do Cruzeiro, pois é um time no qual eu fui muito feliz. Mas não penso nisso agora.

Naturalizado chinês, você pensa em retornar ao Brasil no curto/médio prazo?

Difícil falar do futuro, né? Eu penso hoje em volta a jogar, estou com saudades de entrar em campo, fazer gols, ajudar meus companheiros. Aí poder ter, quem sabe, a chance de atuar pela seleção chinesa. É nisso que está meu foco hoje.

Você está 100% recuperado da lesão que abreviou sua passagem pelo Palmeiras? Como ocorreu essa recuperação? Tem condições de jogar em alto nível novamente?

Estou completamente recuperado, já vinha em fase final de preparação física antes disso tudo acontecer no futebol mundial. Estava fazendo a pré-temporada normalmente com meus companheiros e me sentindo muito bem. Sem problema algum. Não vejo a hora de voltar a jogar. 

Em 2021 o Cruzeiro completará 100 anos e tem um projeto de estar de volta à Série A, com investimento maior. Pensa que pode ser o momento certo para seu retorno ao clube? Sonha com isso?

Como eu já falei, hoje eu penso em fazer o meu melhor pelo meu clube, dar início a essa nova etapa na minha vida com a camisa do Guanghzou. Renovei aqui recentemente, é um projeto que eu abracei junto com a minha família. Então é só nisso que eu penso.

Você acompanhou esse ano turbulento do Cruzeiro em 2019? Como avalia o rebaixamento e todos esses escândalos administrativos no clube pelo qual você fez história recentemente?

Acompanhei um pouco à distância, né? Não dá pra fazer avaliação nenhuma estando de fora, só quem tá dentro é que pode falar. Fiquei triste, claro, com o rebaixamento, é uma equipe que está na minha história e tenho muito carinho pelo clube, torcida, ex-companheiros lá, mas não dá pra avaliar de longe.

Em 2012, você foi o grande destaque do Goiás campeão da Série B ao marcar 12 gols na competição. Aquele time era comandado justamente pelo Enderson Moreira, que agora tem o desafio de recolocar o Cruzeiro na Série A. Gostaria que falasse sobre as qualidades do treinador e como ele pode contribuir para o clube celeste...

O Enderson é um grande profissional, já mostrava isso naquela época no Goiás, que tinha um time bem forte e arrumado. Creio que ele tem tudo pra fazer sucesso, sim, no Cruzeiro e levar o clube de volta ao seu lugar, que é na Série A. Torço por isso.

Você foi contratado no Palmeiras pelo Alexandre Mattos, que foi seu diretor no Cruzeiro e agora está no Atlético. Volta e meia surgem especulações de interesse do Galo em seu futebol. Jogaria no maior rival da Raposa?

Cara, de novo como eu falei, não dá pra ficar projetando com base em especulação, ou possibilidade futura… Minha cabeça hoje está completamente no Guanghzou, voltar a jogar, estar dentro de campo, cumprir esse objetivo primeiro, depois pensar em atuar também na seleção chinesa, que é algo que eu tracei. Só isso hoje mesmo.

Tags: Cruzeiro serieb interiormg futinternacional futnacional Ricardo Goulart