Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Com Claudinho, Cruzeiro volta a apostar em destaque da Copinha; relembre nomes

Clube celeste deve contar com parceiros para contratar jogador da Ferroviária

postado em 07/07/2020 06:00 / atualizado em 06/07/2020 21:02

(Foto: Divulgação/Ferroviária)
Perto de ser anunciado reforço do Cruzeiro, o meia Claudinho, de 19 anos, foi destaque da Ferroviária na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Apesar de sua equipe ter sido eliminada na segunda fase - derrota nos pênaltis para o Goiás, por 5 a 4, depois de empate sem gols no tempo normal -, o atleta ficou em evidência na campanha de 100% de aproveitamento na fase de grupos da competição.

Claudinho era o responsável por articular as principais jogadas da Ferrinha, seja com troca de passes no meio-campo ou lançamentos em direção ao ataque. Na estreia, contra o Petrolina (vitória por 3 a 0), marcou um belo gol ao aplicar um chapéu no adversário e finalizar rasteiro no canto esquerdo. No jogo seguinte, abriu caminho para a goleada em cima do União Rondonópolis, por 5 a 1, com um chute de primeira após passe do atacante David.

No terceiro duelo, Claudinho retribuiu a assistência, colocando David em boas condições para girar o corpo, bater forte no canto esquerdo superior e assegurar o triunfo sobre o Palmeiras, por 1 a 0. Naquela altura, o jovem já começava a entrar no radar de grandes clubes. Promovido ao time principal, ele ganhou a titularidade, vestiu a camisa 8 e marcou dois gols na vitória sobre o Águia Negra-MS, por 6 a 2, pela segunda fase da Copa do Brasil.

O Cruzeiro deve contar com o apoio de parceiros para pagar R$ 3 milhões à Ferroviária por 70% dos direitos econômicos de Claudinho, que assinará vínculo de cinco temporadas e fará aumentar a lista de apostas oriundas da Copinha. Há um ano e meio, em janeiro de 2019, o clube investiu em Zé Eduardo, que havia marcado sete gols em seis partidas pelo Visão Celeste, do Rio Grande do Norte, no torneio de base mais tradicional do Brasil.

Embora não tenha sido aproveitado no grupo principal do Cruzeiro, Zé Eduardo, de 20 anos, vinha ganhando destaque no Villa Nova antes da paralisação do Campeonato Mineiro por causa da pandemia do novo coronavírus. Mesmo sendo suplente na maioria das vezes, o centroavante marcou quatro gols em cinco partidas e se valorizou no mercado da bola. Seu contrato com a Raposa vai até janeiro de 2023.

Há cinco anos, em janeiro de 2015, o centro das atenções era Alex, meia do sub-20 do Botafogo de Ribeirão Preto, que chegou até a final da Copa São Paulo e perdeu para o Corinthians. Ainda com idade júnior em 2016, o jogador fez quatro gols na competição e conduziu o Cruzeiro até a semifinal - foi eliminado ao perder de virada para o Corinthians, por 2 a 1.

(Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)
A boa performance na base proporcionou a Alex chances com os técnicos Deivid, Paulo Bento e Mano Menezes, mas o rendimento dele no profissional não foi satisfatório. Após passagem apagada pelo Athletico Paranaense, transferiu-se para o Alverca, clube da terceira divisão de Portugal administrado pelo ex-vice-presidente de futebol da Raposa, Bruno Vicintin. Desde 2018, o meia já marcou oito gols em 36 partidas oficiais.

No mesmo ano em que incorporou Alex, o Cruzeiro apostou em Santiago, artilheiro da Copa São Paulo de 2015 pelo São Caetano, com oito gols. Embora tivesse apenas 18 anos à época, o garoto não conseguiu se firmar na Toquinha e rapidamente mudou de ares. No primeiro semestre de 2020, era reserva do Betim Futebol, que disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro. Antes, em 2019, marcou quatro gols pelo União Suzano no Campeonato Paulista da Segunda Divisão - nível abaixo das Séries A1, A2 e A3 de São Paulo.

Voltando um pouco mais no tempo, outra sensação da Copinha também não vingou no Cruzeiro. Artilheiro da edição de 2007, com nove gols, o meia Rafinha teve 50% dos direitos econômicos adquiridos pelo clube junto ao São Bernardo-SP, mas jamais atuou no time de cima. Desde então, tornou-se um cigano da bola, acumulando experiências em 16 clubes, entre os quais Corinthians, Caxias, Santo André, União Barbarense, Novo Hamburgo e Boca Raton, dos Estados Unidos. Ainda em atividade, o jogador de 31 anos integra a equipe do São Caetano, na Série A2 do Paulistão.

Mas a busca do Cruzeiro por talentos da Copa São Paulo também rendeu bons frutos. É o caso de Luisão, vice-campeão como volante do Juventus, em 2000. Contratado no mesmo ano pela Raposa, ele passou a jogar como zagueiro e caiu nas graças da torcida tanto pela qualidade na marcação quanto pelas subidas ao ataque para cabecear. Com a camisa celeste, disputou 147 partidas, marcou 15 gols e ganhou seis títulos, com destaque para o Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileiro de 2003. Posteriormente, virou um dos maiores ídolos da história do Benfica de Portugal, além de representar a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 2006 e 2010. O defensor anunciou a aposentadoria em 2018, aos 37 anos.

Tags: Cruzeiro serieb copadobrasil interiormg futnacional mercadobola