Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Com desfalques e reforços, Cruzeiro terá caras novas em jogo contra a URT pelo Mineiro

Time que perdeu para o Coimbra, há quatro meses, passará por mudanças

postado em 11/07/2020 17:00 / atualizado em 11/07/2020 16:59

(Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
O Cruzeiro terá caras novas no jogo contra a URT, dia 26 de julho (domingo), às 16h30. Inicialmente agendada para o Mineirão, a partida pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro poderá ser realizada em outra cidade se o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, não autorizar a retomada de eventos esportivos na capital mineira. Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e Castor Cifuentes, em Nova Lima, são locais já vistoriados pela diretoria cruzeirense.

Ainda que não estejam no estádio devido à pandemia do novo coronavírus, os torcedores verão pela televisão uma escalação bastante modificada se comparada ao compromisso anterior, há quase quatro meses. No dia 15 de março, o time celeste perdeu por 1 a 0 para o Coimbra, pela nona rodada, e caiu para a quinta posição, com 14 pontos. O revés resultou na demissão do técnico Adilson Batista e do executivo de futebol, Ocimar Bolicenho.

Três dias depois, o conselho gestor que conduziu o Cruzeiro no primeiro semestre contratou Enderson Moreira, além de promover Ricardo Drubscky, então diretor de base, para o cargo no futebol profissional. Sérgio Santos Rodrigues, eleito presidente em 21 de maio, ainda trouxe o diretor técnico Deivid, que fez sucesso como atacante do clube, em 2003 (28 gols em 37 jogos), e teve passagem apagada como treinador, em 2016.

Dos jogadores utilizados contra o Coimbra, Rafael Santos foi emprestado à Chapecoense, Everton Felipe e Jhonata Robert retornaram a São Paulo e Grêmio, e Alexandre Jesus desceu ao elenco sub-20. Improvisado na lateral, o volante Jadsom recebeu o terceiro cartão amarelo, assim como o meia Maurício. Os zagueiros Ramon e Marllon têm treinado na equipe reserva, da mesma forma que o centroavante Thiago.

Por outro lado, a diretoria aproveitou a paralisação do futebol para reformular o grupo. O lateral-direito Edilson e o meia Robinho tiveram os contratos rescindidos de maneira unilateral, enquanto o zagueiro Edu foi vendido ao Athletico Paranaense, por R$ 2,5 milhões. Com relação às contratações, vieram o lateral-direito Raúl Cáceres (Cerro Porteño-PAR), os meias Régis (Bahia) e Claudinho (Ferroviária-SP), e os atacantes Angulo (Palmeiras) e Guilherme (Ituano-SP). Já o lateral-esquerdo Patrick Brey e o volante Henrique retornaram, respectivamente, de empréstimos a Ferroviária-SP e Fluminense.

Há pouco mais de uma semana, em treino transmitido no YouTube, Enderson Moreira montou um esboço com Fábio; Jean, Cacá, Léo e João Lucas; Jadsom e Ariel Cabral; Angulo, Maurício e Régis; Marcelo Moreno. Já ciente de que não contará com Jadsom e Maurício, o treinador pode optar por Cáceres na lateral e reposicionar Jean no meio-campo, além de encaixar Claudinho na armação. Se quiser um time mais leve na transição, dispõe de Adriano e Pedro Bicalho como opções.

Em conversa motivacional com os jogadores, Enderson prometeu fazer do Cruzeiro um time difícil de ser superado em 2020. “Vamos montar um time intragável. Quem nos enfrentar vai sentir na pele. Vamos fazer o campo virar para eles. Vamos dar uma inclinada que eles vão olhar e ver o campo assim (na vertical), uma subida: ‘Tá foda jogar contra esses caras’”.

No Campeonato Mineiro, o Cruzeiro precisa vencer a URT para tentar buscar a classificação às semifinais na última rodada, diante da Caldense, dia 29 de julho (quarta-feira), às 21h30, em Poços de Caldas. Na Série B, a estreia está agendada para 8 de agosto, um sábado, em horário a ser definido pela Confederação Brasileira de Futebol. O time ainda entrará em campo pela Copa do Brasil, em 26 de agosto, contra o CRB, no duelo de volta da terceira fase. Na ida, em 11 de março, os alagoanos venceram por 2 a 0, no Mineirão.

Tags: time Cruzeiro escalação tática mudanças formação serieb interiormg futnacional