Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro usa Troféu Inconfidência como teste para Série B do Brasileiro e Copa do Brasil

Time celeste enfrentará Uberlândia nesta quarta, às 19h, no Mineirão

postado em 03/08/2020 04:00 / atualizado em 03/08/2020 11:58

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)
Depois de passar com facilidade pelo Patrocinense, por 3 a 0, no último sábado, o Cruzeiro se prepara para a disputa da final do Troféu Inconfidência, contra o Uberlândia, às 19h desta quarta-feira, no Mineirão. O técnico Enderson Moreira usará a partida como teste visando à estreia na Série B do Campeonato Brasileiro, diante do Botafogo-SP, às 19h de sábado, também no Gigante da Pampulha.

“A gente tem um propósito muito claro que é o de poder preparar a equipe para o confronto do próximo sábado. Ao mesmo tempo, vamos ter esse jogo de quarta-feira. Devemos ter uma equipe alternativa, pois o tempo de recuperação é muito curto para a partida do fim de semana. Precisamos nos preparar da melhor forma possível, sempre buscando, claro, bons resultados”, diz Enderson.

Na vitória sobre o Patrocinense, o treinador poupou vários titulares, entre eles o goleiro Fábio, o lateral-direito Cáceres, o zagueiro Cacá, o volante Ariel Cabral, o meia Régis e o atacante Marcelo Moreno. Por outro lado, deu rodagem a atletas com experiência, como o zagueiro Ramon, o lateral-esquerdo Giovanni, o volante Filipe Machado e o atacante Roberson, e aos jovens Vitor Eudes, Stênio, Adriano, Marco Antônio, Welinton e Thiago.

Seguro na defesa e com boa saída de bola, Ramon foi coroado ao fazer o primeiro gol em conclusão de cabeça. Também em jogada pelo alto, Roberson pôs fim ao jejum de quase um ano sem balançar a rede e pôde amenizar críticas de torcedores ao seu rendimento. Já Filipe Machado, improvisado na lateral direita, arrancou elogios de Enderson nas cobranças de falta e escanteio, nas inversões de jogo e nos constantes avanços para cruzar e finalizar.

Eu gostei muito do jogo do Machado, acho que ele foi muito importante não só na bola parada, mas nas viradas, nas inversões de jogo, no jogo por dentro, nas finalizações. Ele teve pelo menos duas ótimas finalizações. Ele fez um jogo de ótimo nível”.

(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)

SEQUÊNCIA


É fundamental para Enderson Moreira ter todo o grupo no melhor nível técnico e físico. Afinal, depois do encerramento do Troféu Inconfidência, o Cruzeiro terá sete jogos em agosto. Na Série B, enfrentará Botafogo-SP (8/8, casa), Guarani (11/8, fora), Figueirense (16/8, fora), Chapecoense (20/8, casa), Confiança (23/8, fora) e América (30/8, casa). Pela Copa do Brasil, entrará em campo no dia 26, contra o CRB, em Maceió-AL, pelo duelo de volta da terceira fase. Na ida, os alagoanos venceram por 2 a 0, no Mineirão, em 11 de março.

Enquanto as contratações solicitadas à diretoria não chegam, Enderson trabalha no aprimoramento dos garotos formados na base, já que eles podem ser requisitados para os compromissos importantes. “O mais importante é que você oportunize para esses atletas bons momentos, que você possa dar rodagem, que eles possam, na medida que tenham oportunidade, maturar dentro do jogo, de uma competição, em situações que são mais favoráveis. E estamos tentando fazer isso à medida que os jogos vão se desenrolando, observamos mais”, destaca o técnico.

REFORÇOS


Com relação a reforços, o Cruzeiro está perto de anunciar o lateral-direito Daniel Guedes, do Santos, que se encontra em Belo Horizonte e até já realizou exames médicos na Toca da Raposa II. O clube resolve as últimas burocracias antes de oficializar o empréstimo. Guedes, de 26 anos, marcou o único gol em 76 partidas pelo Peixe na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético, em 12 de julho de 2017, no Independência, pela 13ª rodada do Brasileiro. Na ocasião, ele acertou bela cobrança de falta aos 49 minutos do segundo tempo. Em 2019, o jogador vestiu a camisa do Goiás, pelo qual disputou 15 partidas na Série A até ser suspenso preventivamente devido a um processo de doping, em 24 de setembro.

A direção cruzeirense também busca um atacante de beirada para suprir a saída do colombiano Iván Angulo, que teve o retorno solicitado pelo Palmeiras. Um dos atletas avaliados é Arthur Caíke, do Al-Shabab, da Arábia Saudita. O principal empecilho é a exigência de compensação financeira dos árabes pelo jogador de 28 anos, que defendeu o Bahia, por empréstimo, de fevereiro de 2019 a junho de 2020. Há cinco anos, Arthur foi destaque do Atlético-GO na Série B, com 12 gols em 35 jogos. Em 2012, contabilizou nove tentos em 33 partidas pelo Paraná.

Outro jogador consultado pelo Cruzeiro é Ferreira, há quase cinco meses em litígio judicial com o Grêmio. Depois de ser afastado do grupo principal por causa de divergência na renovação contratual, o atacante de 22 anos ajuizou ação na  23ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, em 5 de março, solicitando a rescisão indireta do vínculo trabalhista. A Justiça negou ao jogador a liminar para liberação imediata, mantendo em vigência o contrato até julho de 2021 com o tricolor gaúcho.

Com características de velocidade e drible, Ferreira foi artilheiro do Brasileiro de Aspirantes de 2019, com 11 gols em 16 jogos. O Grêmio terminou a competição em segundo lugar, perdendo a decisão justamente para o seu maior rival, o Internacional, com empate por 0 a 0, na ida, e derrota por 1 a 0, na volta. Pelo time principal, o atacante disputou nove partidas e marcou dois gols - um deles justamente em cima do Cruzeiro, pela 37ª rodada da Série A do ano passado. A vitória tricolor por 2 a 0, em Porto Alegre, encaminhou o rebaixamento da Raposa à Série B.

Tags: Cruzeiro serieb copadobrasil interiormg Uberlândia Troféu Inconfidência