Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro marca eleição de novos conselheiros natos para o dia 5 de novembro

Eleição 'atropela' assembleia sobre novo estatuto, que ainda não tem data definida para ocorrer

postado em 21/10/2020 11:30 / atualizado em 21/10/2020 11:49

(Foto:  Igor Sales/ Cruzeiro)

O presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, Paulo César Pedrosa, marcou a eleição de novos conselheiros natos para o dia 5 de novembro, às 18h, no Barro Preto. O edital foi publicado nessa terça-feira.

A votação contará com a participação dos conselheiros beneméritos e natos. A eleição terminará às 20h. O voto será secreto, ocorrendo por meio de cédulas com os nomes dos candidatos inscritos.

Logo após o término da eleição, será feita a apuração dos votos. Os candidatos mais votados serão eleitos. De acordo com Pedrosa, serão preenchidas quase 70 vagas de conselheiros natos.

O art. 17 do Estatuto do Cruzeiro explica as condições para que o conselheiro efetivo se torne nato (leia a redação abaixo):

“Ocorrendo vacância no quadro de Associado Conselheiro Nato, o Associado Conselheiro pode ser elevado àquela condição, mediante eleição feita por um Colégio Eleitoral composto de Conselheiros Beneméritos e Natos, em reunião secreta, convocada por carta pelo Presidente do Conselho Deliberativo, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias.

§ 1.º Somente poderá concorrer à vaga de membro Nato, Associado Conselheiro, com no mínimo 3 (três) mandatos consecutivos ininterruptos (mandatos completos) ou com 5 (cinco) ou mais mandatos alternativos, em situação regular no Clube e que tiver requerido sua candidatura ao Presidente do Conselho Deliberativo, por escrito, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias da data da reunião.

§ 2.º Ocorrendo vaga no quadro de Associado Conselheiro, o Suplente de Conselheiro mais antigo no quadro de suplentes será convocado e empossado na vaga. Havendo empate, a preferência recairá sobre o mais antigo como associado do clube.

Já o art. 15 discorre sobre a composição do Conselho Deliberativo do Cruzeiro: 

I  - Pelos atuais e pelos ex-presidentes do Cruzeiro Esporte Clube e do Conselho Deliberativo,  na condição de Conselheiros Beneméritos (atualmente, 17);

II  -  Por 280 (duzentos e oitenta) membros, na condição de Conselheiros Natos, eleitos entre os conselheiros;

III - Por 220 (duzentos e vinte) associados, eleitos pela Assembleia Geral, na condição de conselheiros, e 110 (cento e dez) na de suplentes.

Eleição ‘atropela’ novo estatuto


A votação para nomear quase 70 conselheiros natos programada para 29 de outubro “atropelará” a assembleia sobre o novo estatuto do clube. 

Em sua campanha como candidato à presidência do Conselho Deliberativo, Paulo César Pedrosa havia prometido colocar o novo regimento para aprovação em até 60 dias.

Eleito em maio, Pedrosa tomou posse em junho. Ou seja, em tese, teria de organizar os detalhes para que a mudança estatutária fosse apreciada em agosto. Porém, o prazo foi esticado duas vezes: primeiro para setembro; depois, novembro.

A comissão de reforma de estatuto do Cruzeiro tem como presidente José Eustáquio Lucas Pereira e o relator Luciano Santos.

Os outros membros são Gilvan de Pinho Tavares, Alexandre Cardoso Bandeira, Antônio Carlos Cruvinel, Antônio Sérvulo dos Santos e Wanderley Salgado de Paiva.

Uma das principais exigências dos torcedores do Cruzeiro em relação ao novo estatuto é a possibilidade de o sócio-torcedor ter direito a voto nas eleições do clube.

Tags: novembro eleição conselho natos