2

Maradona e Cruzeiro: craque quase jogou pelo clube e investiu em contratação de ex-atacante celeste

Relembre as histórias envolvendo o ídolo argentino e o clube mineiro

25/11/2020 17:00 / atualizado em 25/11/2020 23:19
compartilhe
Maradona iniciou a carreira no Argentinos Juniors
foto: Reprodução

Maradona iniciou a carreira no Argentinos Juniors

Histórias curiosas não faltam sobre a carreira de Diego Maradona, que morreu nesta quarta-feira, aos 60 anos, em Buenos Aires, vítima de parada cardiorrespiratória. Um episódio bastante difundido é sobre uma suposta recusa do Cruzeiro à sua contratação, na década de 1970, quando o craque despontava no Argentinos Juniors.

Aos 81 anos, o supervisor administrativo Benecy Queiroz garante que a possibilidade existiu na época em que Ilton Chaves era o treinador. Segundo ele, um empresário chamado Jorge Gutman intermediou os contatos. Contudo, o presidente Felício Brandi não colocou muita fé em Maradona e vetou a negociação.

“Na época, a gente tinha excursão. Os clubes antigamente faziam excursões entre 30 a 40 dias. Nós estávamos na Argentina, e o nosso empresário na época, o Jorge Gutman, ofereceu o Maradona no início da carreira dele. Nós fomos assistir a um jogo dele. Eu, Ilton Chaves (...). O Ilton gostou muito, aprovou muito. E, na volta, ligamos pro Felício. O Felício achou que não seria interessante acompanhar o restante da excursão”, contou ao Superesportes.

“O Cruzeiro tinha um super time, né? Piazza, Dirceu, Zé Carlos, né? Talvez, o Felício entendeu que não pudesse dar tanta chance assim. Mas é um jogador que foi, na época, no início da carreira dele, muito impressionante. Deixou, realmente, todo mundo impressionado. E deu no que deu: um craque excepcional, melhor do mundo. Tivemos esse privilégio de assistir a esse craque”, complementou o funcionário, que trabalha no departamento de futebol da Raposa há quase meio século.

Os atletas mencionados por Benecy foram treinados por Ilton Chaves no Cruzeiro de 1970 a 1971 e entre 1972 e 1975. Ou seja, Maradona teria entre nove e 14 anos e ainda estaria nas categorias de base do Argentinos Juniors. Nesse intervalo, houve uma excursão do clube à Argentina, em 1971, mas com Orlando Fantoni como técnico. A Raposa também disputou partidas pela Libertadores de 1975 sob o comando de Ilton Chaves.

Sem a hipotética transferência para a Raposa, Maradona deu sequência à carreira no Argentinos Juniors. Em 20 de outubro de 1976, estreou aos 15 anos, com a camisa 16, entrando no lugar de Rubén Giacobetti em jogo contra o Talleres pelo Campeonato Argentino. El Pibe não conseguiu evitar a derrota por 1 a 0, mas logo no primeiro lance aplicou uma caneta em Juan Cabrera e levou os 7.700 torcedores ao delírio no estádio. Posteriormente, tornou-se o maior ídolo do clube ao marcar 116 gols em 166 jogos oficiais.

Maradona pelo Boca Juniors
foto: Reprodução

Maradona pelo Boca Juniors


Maradona se encantou por futebol de Charles


Contratado pelo Boca Juniors em 1981, Maradona rapidamente rumou à Europa, onde brilhou por Barcelona, Napoli e Sevilla. Em 1986, protagonizou a campanha da Argentina campeã mundial, no México, com o gol mais bonito do futebol ao driblar seis adversários e a histórica "Mano de Dios" na vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra, no estádio Azteca, pelas quartas de final.

Em 1991, já em decadência pelo vício em cocaína, Diego cumpriu suspensão por doping e ficou afastado do futebol. Nesse período, encantou-se com o futebol do atacante Charles, campeão da Supercopa da Libertadores pelo Cruzeiro, e investiu US$ 1,25 milhão do próprio bolso em sua aquisição para o clube do coração, o Boca Juniors.

Charles se destacou pelo Cruzeiro na final da Supercopa de 1991, diante do River Plate, e chamou a atenção de Diego Armando Maradona
foto: Arquivo EM

Charles se destacou pelo Cruzeiro na final da Supercopa de 1991, diante do River Plate, e chamou a atenção de Diego Armando Maradona


Maradona gostou de Charles em função da vitória celeste sobre o River Plate na decisão da Supercopa. O negócio só foi fechado durante a disputa da Copa Master, em 1992, extinto torneio que contou com as participações de Racing, Boca, Cruzeiro e Olimpia.

“Os argentinos chegaram ao hotel onde o Cruzeiro estava hospedado, o Benecy Queiroz me ligou no quarto e falou ‘o pessoal do Maradona está aqui querendo que você desça para acertar, eles querem contratar você’. Meu companheiro de quarto na época era o Zé Carlos, goleiro, que Deus o tenha, e eu comentei com ele ‘o Benecy está tirando onda com a minha cara, falando que vai me vender para o Maradona’. Passou dez minutos e o Benecy me ligou de novo, pedindo para eu descer porque os caras estavam esperando. Eu nem acreditei, só acreditei quando vi o Maradona”, contou Charles, em entrevista ao Superesportes publicada em 18 de novembro de 2011.

Time do Cruzeiro campeão da Supercopa de 1991; Charles agachado, ao centro
foto: Arquivo EM/DA Press

Time do Cruzeiro campeão da Supercopa de 1991; Charles agachado, ao centro


Charles não se adaptou à Argentina e retornou ao Brasil para jogar pelo Grêmio, em 1993. Já Maradona deu sequência ao afastamento por doping e quase não entrou em campo durante mais de quatro anos. Em 23 de outubro de 1997, criou-se a expectativa para que ele viesse a Belo Horizonte defender o Boca contra o Cruzeiro, pela fase de grupos da Supercopa, mas o eterno camisa 10 foi preservado para o clássico contra o River Plate, dois dias depois, naquele que seria seu último jogo oficial da carreira.

Grandes encontros de Maradona


Jornais noticiam morte de Maradona


Maradona em BH na Copa de 2014


Compartilhe