2

Com Mozart, Cruzeiro enfrenta Goiás e tenta deixar lanterna da Série B

Técnico estreia no comando da equipe neste sábado, às 21h, no Mineirão

12/06/2021 06:00 / atualizado em 12/06/2021 06:50
compartilhe
Mozart em conversa com o auxiliar técnico Célio Lúcio
foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Mozart em conversa com o auxiliar técnico Célio Lúcio

Lanterna da Série B com derrotas diante de Confiança (3 a 1) e CRB (4 a 3) nas duas primeiras partidas, o Cruzeiro recorreu à troca de técnico logo no início da disputa para tentar mudar os rumos e encontrar a melhor sintonia. Substituto de Felipe Conceição, Mozart estreia à frente do time neste sábado, às 21h, contra o Goiás, no Mineirão, pela terceira rodada. Como praticamente não teve tempo para trabalhar aspectos técnicos e táticos do grupo, o comandante aposta na parte psicológica na busca pelos três pontos na competição.

“Vou trabalhar com eles a questão psicológica, que temos um elenco homogêneo na questão de juventude e experiência. É importante que os jogadores, principalmente os mais experientes, também ajudem neste cenário”, disse o profissional de 41 anos, que construiu uma relação de confiança com o diretor de futebol Rodrigo Pastana, com quem atuou em parceria em outros dois clubes: Coritiba e CSA.

“O fato de já ter um jogo e um jogo importante, faz com que a gente tenha que se mobilizar para sair desta situação. Você só sai desta situação treinando todos os dias e dando seu melhor. Não tem outro caminho. É se preparar da melhor maneira possível, fazer os ajustes necessários e focar nossas energias para o jogo”, complementou.

Em 2020, Mozart se destacou por ter contabilizado mais de 57% de aproveitamento no CSA: 13 vitórias, nove empates e seis derrotas em 28 rodadas. A equipe alagoana saiu da zona de rebaixamento da Série B e quase subiu: ficou em 5º, com 58 pontos, três a menos que Juventude e Cuiabá, 3º e 4º colocados (61). Com a esperança de fazer o mesmo no Cruzeiro, ele pretende aproveitar ao máximo as oportunidades de ajustar peças.

“A sessão de treino que eu teria hoje vou dividir em duas. Vou treinar hoje (sexta) e amanhã pela manhã (sábado), mesmo tendo jogo à noite. Como o Cruzeiro tem essa estrutura de poder se concentrar dentro do próprio CT, isso facilita a vida do treinador. É óbvio que uma sessão de treino é praticamente nula, então vou tentar otimizar esse tempo. Continuar fazendo o que estava dando certo, corrigir aquilo que, na minha opinião, precisa ser corrigido”.

Jogadores sem espaço com Felipe Conceição podem voltar a sonhar com uma vaga no time de Mozart. São os casos do meia Marcinho, que quase se transferiu para o CSA, e do atacante Marcelo Moreno, artilheiro das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 (6 gols) e a serviço da Seleção da Bolívia na Copa América. O treinador ainda elogiou bastante o volante Henrique, em tratamento de uma lesão na cartilagem do joelho direito, e solicitou o retorno do meia Giovanni, que estava emprestado ao Avaí.

A formação para enfrentar o Goiás à noite só será divulgada por volta das 20h. Contudo, Mozart sabe que não poderá contar com Cáceres e Marco Antônio, que testaram positivo para a COVID-19. O mais provável é que ocorra um improviso na lateral direita, com o zagueiro Joseph sendo o principal candidato. Com isso, Ramon teria Weverton ou Eduardo Brock como dupla. O novo treinador cruzeirense tende a distribuir os atletas no 4-2-3-1, diferentemente de Felipe Conceição, que preferia o 4-3-3.

Mozart terá a missão de corrigir o sistema defensivo do Cruzeiro, que sofreu sete gols em dois jogos na Série B. A atenção neste sábado precisará ser redobrada, visto que o Goiás contratou Bruno Mezenga, artilheiro do Paulistão de 2021 pela Ferroviária (9 gols), e Alef Manga, melhor marcador do Campeonato Carioca pelo Volta Redonda (9 gols). Os atletas deram resultado ao balançarem a rede na vitória por 2 a 0 sobre o Confiança, em 4 de junho, pela segunda rodada da Série B.

CRUZEIRO X GOIÁS


CRUZEIRO
Fábio; Joseph, Ramon, Weverton (Eduardo Brock) e Matheus Pereira; Adriano e Matheus Barbosa; Bruno José, Rômulo e Airton; Rafael Sobis
Técnico: Mozart

GOIÁS
Tadeu; Apodi, David Duarte, Reynaldo e Hugo; Caio Vinícius, Breno, Elvis e Dieguinho; Alef Manga e Bruno Mezenga
Técnico: Pintado

Motivo: 3ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Data:
12 de junho de 2021 (sábado)

Horário:
21h

Árbitro:
Vinicius Furlan (SP)

Assistentes:
Neuza Ines Back (FIFA/SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)

Compartilhe