Basquete
None

LNB

LNB amplia estrangeiros no NBB e obriga participação na Liga de Desenvolvimento

Clubes explicaram porque tais mudanças são necessárias para o basquete

postado em 31/05/2019 15:43 / atualizado em 31/05/2019 15:43

<i>(Foto: Divulgação/NBB)</i>
Os clubes que formam a Liga Nacional de Basquete (LNB) tomaram duas importantes decisões na reunião do seu conselho de administração. A partir da próxima temporada, os times poderão ter quatro em vez de três estrangeiros na disputa do Novo Basquete Brasil (NBB). Já uma mudança que só entrará em vigor apenas em 2021 será a obrigatoriedade em participar da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB).

O anúncio foi feito em nota oficial divulgada nessa quinta-feira. Os clubes explicaram que tais mudanças são necessárias porque jogadores importantes estão deixando o esporte e não há tanta mão de obra qualificada para substitui-los.

"O basquete brasileiro viveu seu pior momento entre os anos 90 até o final dos anos 2000 e ainda enfrentamos problemas frutos desta época. Um deles foi a formação reduzida de atletas. Hoje temos uma geração inteira de atletas que estão deixando nossas quadras, ou assim o farão nos próximos anos, e um número reduzido de jogadores prontos para substituí-los", escreveram os clubes.

Diante do cenário, a partir de 2021, todas as equipes que disputarem o NBB deverão participar da LDB. A LNB também promete investir cada vez mais no desenvolvimento da base das equipes filiadas.

Até lá, no entanto, para manter o bom nível da competição, pela primeira vez em 11 anos de existência do NBB, os times poderão ter quatro estrangeiros. A medida, segundo a nota, será reavaliada ao fim da temporada 2019/2020.

"Todas as nossas decisões baseiam-se, exclusivamente, para o bem do basquetebol brasileiro. Não temos medo de tentar, de fazer o novo, assim como também não temos nenhum problema em voltar atrás se constatarmos que tomamos uma medida que não tenha sido 100% acertada", encerrou a nota.

Tags: nbb basquete