Basquete
None

MINAS

Reunião do NBB deixa Minas com 'caminho livre' para anunciar novo treinador

Minas-tenistas conversam com Leo Costa para próxima temporada

postado em 15/07/2019 18:46 / atualizado em 15/07/2019 18:54

<i>(Foto: Divulgação/Macaé)</i>
A reunião que definiu os participantes da temporada 2019/2020 do NBB, realizada no último sábado, em São Paulo, na sede da Liga Nacional de Basquete (LNB), deixou o Minas com caminho livre para negociar com o técnico Leo Costa, do Macaé. Ao contrário dos minas-tenistas, a equipe carioca não participará da próxima edição do principal torneio nacional. Assim sendo, os mineiros, que já apresentaram proposta ao treinador, podem seguir com as tratativas para contratar o comandante.

Fora do próximo NBB, o Macaé deve disputar o Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro de Clubes (segunda divisão nacional) na temporada 2019/2020. A ausência macaense no principal torneio brasileiro faz com que o Minas insista em Leo, que deve substituir Flávio Espiga no comando técnico minas-tenista. Segundo o diretor de basquete do clube da Rua da Bahia, Alexandre Cunha, o contato será intensificado a partir desta semana.

"A gente está conversando com ele (Leo Costa) e, a partir de hoje, vamos seguir o contato para tentar fechar. Estávamos esperando resolver a situação do Macaé, então agora podemos conversar melhor. Porque, senão, era até falta de respeito. Não temos uma data para anúncio, mas vamos tentar conversar melhor nesta semana", disse Alexandre Cunha, ao Superesportes. Caso o negócio seja fechado, a tendência é de que o auxiliar Renan Gitiony, que estava no Pato Basquete e que trabalhou com Leo no Rio de Janeiro, também acerte com os mineiros.
 
A intenção do Minas é oficializar Leo Costa para seguir com a montagem do elenco. O único remanescente da última temporada é o ala-armador Leandrinho, que renovou por mais um ano com o clube. Os outros reforços confirmados são o pivô Shilton, o armador Davi Rossetto e o ala Gui Deodato.

O Minas espera o mês de agosto para ter uma resposta oficial do experiente ala Alex, de 39 anos. O “Brabo” não seguirá no Bauru e espera o vínculo com os paulistas expirar para definir seu futuro. Ele tem uma proposta do clube mineiro em mãos.

“O Alex só vai tomar qualquer decisão depois de 31 de julho, seria a partir de agosto. A nossa proposta está lá, mas ainda não tomou essa decisão. Tanto é que nem demos entrada na federação, não tem nada ainda da nossa parte”, disse Alexandre. Assim como Leandrinho, Alex foi pré-convocado pela Seleção Brasileira para o Mundial, disputado entre 31 de agosto e 15 de setembro, na China. Na relação, inclusive, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) já considera o ala como jogador minas-tenista.


Torneios preparatórios para o NBB


O Minas estuda a participação em torneios preparatórios visando ao NBB, que tem início em 12 de outubro (sábado). O clube projetou uma participação no Campeonato Paulista e no Campeonato Carioca, mas, por questões de data, a participação nesses estaduais é remota. Na mesma reunião de sábado, ficou definido que um Torneio Interligas, envolvendo quatro equipes brasileiras e outras quatro argentinas, acontecerá em setembro.

O Torneio Interligas é uma alternativa para dar experiência para equipes fora de competições internacionais na temporada 2019/2020 (a princípio, o Minas disputará o Campeonato Mineiro e o NBB). Por ter terminado o último NBB em nono, a equipe mineira tem o direito de participar do campeonato. Alexandre gosta da ideia, mas diz que ela precisa ser melhor trabalhada.

“É uma ideia que a LNB tem, mas a gente não definiu nada ainda. Uma possível viagem internacional, a princípio, estaria fora do orçamento. É uma ideia bacana, mas teríamos que ver onde aconteceria, pois viajar de Belo Horizonte para a Argentina seria complicado. Ainda é algo muito embrionário, ainda vão ver com a Liga Argentina para ver se topariam também. O Minas seria uma das participantes, mas tem que formatar melhor isso. A ideia é boa, mas tem que maturar melhor. Gosto da ideia”, analisou.

Em busca de estrangeiros


Pelo terceiro ano seguido, a diretoria do Minas acompanhou o KPA Vegas Pro Summer League, em Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos, onde jogadores sem contrato profissional atuam por dois dias. Entre 5 e 7 de julho, junto de Fernando Nandes, técnico da base minas-tenista, e Daniel Westin, chefe do departamento de basquete, Alexandre viu de perto os jogadores e aprovou a experiência. A tendência é que um pivô venha do mercado internacional. “Viagem boa, proveitosa, vários atletas pré-selecionados. Agora é estudar isso”.

Tags: nbb macae minas basquete