Basquete
None

NBA

Jovem destaque do Minas, Gui Santos se inscreve para o Draft da NBA

Seleção dos atletas a assinarem com times da NBA acontece em 29 de julho

postado em 21/04/2021 15:10 / atualizado em 21/04/2021 15:42

(Foto: Gaspar Nóbrega/Fiba)
Ala-armador do Minas, Gui Santos se inscreveu para o próximo Draft da NBA, que acontece em 29 de julho deste ano. Os jogadores escolhidos no evento podem assinar com as equipes e atuar já a partir da temporada 2021/2022 da principal liga de basquete do mundo.

Nascido em 22 de junho de 2002, Gui Santos está na terceira temporada como jogador profissional e pela primeira vez teve alta minutagem e sequência de partidas. Até o início da atual, eram somente 12 jogos do ala-armador, de 2,02 m, como profissional: dez pelo Minas (três no Campeonato Mineiro de 2018; três no NBB 2018/2019; e quatro no NBB 2019/2020) e dois pela Seleção Brasileira (ambos pelas Eliminatórias da Copa América de 2022).

A presença do jovem na seleção, inclusive, pegou muita gente de surpresa. Aos 17 anos, ele foi convocado pelo técnico Aleksandar Petrovic para as Eliminatórias da Copa América de 2022, em janeiro de 2020, quando ainda não tinha números relevantes no Minas (até então, ele tinha disputado somente sete jogos como profissional, sendo um deles na temporada 2019/2020).

Já na temporada atual, Gui Santos se consolidou na equipe do Minas. O camisa 11 minas-tenista alterna como titular com o estadunidense Shaquille Johnson Sr., de 31 anos, e, até então, atuou em todas as 40 partidas do time nesta temporada (29 no NBB, duas na Copa Super 8 e nove na Champions League Américas), além de duas pela Seleção Brasileira (ambas pelas Eliminatórias da Copa América).

(Foto: Divulgação/Fiba)
O Draft

Principal sistema de seleção de atletas que desejam ingressar na NBA, o Draft deste ano acontecerá no Barclays Center, em Brooklyn, Nova York. Como um jogador pode participar do Draft da liga somente uma vez na carreira, é possível que alguns atletas optem pela retirada do nome da seletiva.

O prazo para retirada do nome é dia 19 de julho. Há também o NBA Draft Combine, período de testes de força e agilidade dos atletas que desejam ingressar na liga. Ele acontece entre 21 e 27 de junho, em Nova York. A loteria, que define a ordem das escolhas das equipes, será no dia 22 de junho.

Próximo jogo de Gui Santos

O Minas está em um período de descanso e treinos após garantir o terceiro lugar na Champions League Américas, em 13 de abril. A equipe se prepara para os playoffs do NBB e deve voltar à quadra na próxima semana, ainda sem data definida.

O time minas-tenista enfrenta Franca ou Fortaleza Basquete Cearense, pelas quartas de final do torneio. O confronto será decidido em melhor de três jogos e sediada na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.

Tags: basquete NBA NBB Minas Draft Gui Santos