Erro ao renderizar o portlet: Copa2014 - Corpo Meio - Conteudo Relacionado Topo

Erro: 'Tags' object is not iterable

Região Norte

Manaus

Capital do Amazonas receberá quatro jogos do Mundial

postado em 10/04/2014 16:20 / atualizado em 15/04/2014 20:26

Arthur Sala Minoves /Superesportes

REUTERS/Bruno Kelly


Com uma paisagem que mescla belezas naturais singulares e prédios históricos, Manaus é a cidade mais populosa da região Norte, com cerca de 1,8 milhão de habitantes, e está entre os municípios que mais têm crescido no país e ocupa o posto de sexta mais rica do Brasil.

A capital do estado do Amazonas se destaca no campo econômico por abrigar uma zona franca. Na década de 60, esse polo foi implantado pelo governo federal para garantir o desenvolvimento industrial local. O turismo de negócios e aventura é outro dos motores econômicos da capital amazonense.
Divulgação


Manaus possui uma tradição portuária por situar-se na confluência dos rios Negro e Solimões, no centro da Floresta Amazônia – maior floresta tropical do planeta. Em virtude de sua localidade, a capital amazonense apresenta um clima equatorial, com temperatura média de 28ºC durante o ano, umidade do ar superior a 80% e duas estações bem definidas: chuvas de dezembro a maio e estação das secas de junho a novembro, quando as temperaturas podem chegar aos 40ºC.

Contando com uma biodiversidade conhecida mundialmente, Manaus se destaca por não abandonar as tradições locais em prol do crescimento metropolitano. Dentre as principais atrações turísticas da cidade, vale citar o Festival Amazonas de Ópera, que acontece anualmente no tradicional Teatro Amazonas. Há também a famosa festa do Boi Manaus, que comemora o aniversário da capital ao som do ritmo do Boi-Bumbá.

A Arena da Amazônia, um dos mais belos palcos da Copa do Mundo, foi construída no terreno antes ocupado pelo Estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão, inaugurado em 1970. Cerca de dois mil operários trabalharam na obra, que foi iniciada em julho de 2010. A fachada do estádio foi inspirada em um cesto de palha indígena. Ela é composta de estruturas metálicas no formato da letra X, que vão diminuindo de tamanho até a cobertura. Os assentos, em variados tons de amarelo, laranja e vermelho, remetem à tradição e à natureza brasileiras.

A montagem da fachada e da cobertura da Arena da Amazônia, que dão forma ao “cesto indígena”, foi uma das etapas mais complexas. Os módulos em X foram fabricados em Portugal e transportados por navios até o porto de Manaus. Juntos, pesam sete mil toneladas. Foram necessários três embarques, entre março e outubro de 2013, desde o porto de Aveiro (Portugal) até o de Chibatão (Manaus), para completar todo o carregamento. Cada navio levou, em média, 15 dias de viagem entre a Europa e o Brasil.

Para levar as peças do porto ao canteiro de obras em Manaus foram utilizadas 70 carretas. O fechamento da estrutura metálica foi feito com 252 painéis de membrana confeccionada em teflon e fibra de vidro, garantindo durabilidade, resistência, incombustão, reflexão da luz solar e translucidez ao material.

Para o mundial, havia um projeto de construção de linhas de monotrilho em Manaus, entretanto, em virtude de irregularidades no edital da licitação e falhas nos projetos básicos, a proposta foi barrada. Com pouco tempo para a Copa, o governo amazonense solicitou a exclusão dessa obra dos planos para a Copa do Mundo – decisão confirmada pela Matriz de Responsabilidades referente à competição.

Arte Soraia Piva




Página oficial da cidade e de órgãos de turismo

www3.manaus.am.gov.br
visitamazonas.am.gov.br

Centro de atendimento ao turista - CAT

Aeroporto Internacional de Manaus
Diariamente de 7h às 23h
Av. Santos Dumont, s/n - Tarumã
(92) 3652-1120 / 0800-280-88-20

Próximo ao Teatro Amazonas
2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sábados, das 8h às 12h
Av. Eduardo Ribeiro, 666 - Centro
(92) 3622-0767

Amazonas Shopping Center
2ª a sábado, das 9h às 22h. Domingos e feriados, das 15h às 21h
Av. Djalma Batista, 482 - Chapada
(92) 3236-5154

Porto de Manaus
Rua Marquês de Santa Cruz, armazém 07 (terminal regional) - Centro

Porto de Manaus
Em operação apenas quando da chegada de navios de cruzeiro
Rua Marquês de Santa Cruz, armazém 10 (terminal internacional) - Centro

Rodoviária – Trailer
2ª a sábado, das 8h às 12h
Rua Recife, s/n - Bairro Flores



Tags: manaus amazonas amazônia copa copa 2014 Arena da Amazônia