COPA DO MUNDO

Sensações da Copa do Mundo, Neymar e James Rodríguez têm números 'modestos' no Castelão

Mesmo com assistência de brasileiro e gol de colombiano, estrelas não brilharam

postado em 04/07/2014 19:28 / atualizado em 04/07/2014 20:41

Luiz Martini /Superesportes

AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA

Uma assistência de Neymar e um gol, de pênalti, de James Rodríguez. A análise fria dos números mostra que os dois tiveram desfechos decisivos no confronto entre Brasil e Colômbia, que terminou com vitória brasileira por 2 a 1 nesta sexta-feira, no Castelão. Porém, pelo potencial apresentado pelos craques nas outras fases do Mundial, as estatísticas indicam que a tarde de ambos, em Fortaleza, foi tímida. A notícia triste do confronto foi a lesão na vértebra de Neymar, após sofrer joelhada de Zuniga. Com a pancada, ele fraturou a vértebra e está fora da Copa.

Até o encontro dos vizinhos sul-americanos nas quartas de final da Copa do Mundo, Neymar e Rodríguez confirmaram a fama de protagonistas de suas seleções. O colombiano chegou ao sexto gol no torneio, e é o artilheiro isolado até aqui. Já o camisa 10 do escrete canarinho continuou com os mesmos quatro tentos, mas deu sua primeira assistência, para o gol de Thiago Silva, que completou cobrança de escanteio. Nesse quesito, James deixa a competição mais produtivo, com dois passes que resultaram em gols de seus companheiros.

O primeiro tempo no Castelão foi de poucas finalizações. Com dois chutes, 15 passes e uma recuperação de bola, Neymar apareceu um pouco mais que Rodríguez, que finalizou uma única vez. O colombiano ainda deu 12 passes. Porém, os dois jogadores insistiram em toques laterais, e não conseguiram acionar os companheiros para criar lances de perigo.

No segundo tempo a partida ganhou em emoção, mas os craques da camisa 10 continuaram apagados. Neymar teve boa chance de falta, mas não acertou o alvo. James Rodríguez mostrou tranquilidade para converter o pênalti sofrido por Bacca, mas o tento não foi suficiente para salvar a Colômbia da eliminação.

Aos 22 anos, os jovens já são destaques no futebol europeu. Neymar veste a camisa do Barcelona, enquanto Rodríguez é atleta do Monaco, e agora pretendido por clubes da Espanha e da Inglaterra. O colombiano se despede da Copa valorizado.

Em outros dados, os números dos dois até a fase de quartas de final são semelhantes. Com poucas faltas cometidas no torneio (oito de Neymar e sete de Rodríguez), eles se destacaram mais pelas finalizações, 17 contra 15, e os dribles de efeito. Na partida de hoje, com o cartão amarelo recebido por Rodríguez, eles também se igualaram nas advertências.

VEJA OS NÚMEROS DOS DOIS JOGADORES ATÉ AS QUARTAS DE FINAL
(site da Fifa):

Neymar                                  James Rodríguez
Partidas jogadas  5                 Partidas jogadas 5
Minutos jogados 457              Minutos jogados 405
Gols a favor 4                           Gols a favor 6
Assistências 1                           Assistências 2
Chutes certos 86,7%              Chutes certos 88,8%
Faltas cometidas 8                  Faltas cometidas 10
Amarelos 1                               Amarelos 1              
Vermelhos 0                             Vermelhos 0
                                

Tags: colombia brasil quartas copa rodriguez james neymar