Botafogo
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Embalado, Botafogo busca manter os 100% em jogos no Rio enfrentando o Grêmio

Time carioca tenta seguir na zona de classificação para a Libertadores

postado em 12/06/2019 09:40 / atualizado em 12/06/2019 09:42

<i>(Foto: Vítor Silva/Botafogo)</i>
Em boa fase, o Botafogo volta ao Engenhão nesta quarta-feira, às 19h15, em duelo contra o Grêmio, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Eduardo Barroca tentará manter os 100% no Rio pela competição buscando permanecer na zona de classificação para a Copa Libertadores de 2020 durante a parada para a Copa América

Com o adversário desta quarta-feira na memória mais recente do torneio continental, o time que está com 15 pontos e ocupando o quarto lugar na tabela do Brasileirão tenta esquecer a eliminação para os gaúchos nas quartas de final da competição em 2017 e manter a boa fase de um time que ganhou sete dos 10 jogos sob a liderança de Barroca

O zagueiro Gabriel não estava no clube de General Severiano em 2017, mas lembrou de um encontro marcante com os gremistas na Copa do Brasil de 2016. Quando atuava pelo Atlético, ele marcou um dos gols da equipe mineira na final do torneio contra os gaúchos. "É sempre bom marcar gol, rever uma equipe gigantesca como a do Grêmio. Mas o futebol é coletivo, o importante é a vitória, e não quem faz o gol". 

E ultimamente a vitória tem sido íntima do Botafogo quando o jogo é no Engenhão. O time não perde no estádio há 10 partidas, contabilizando jogos do Brasileirão, da Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Carioca. Com Barroca na área técnica, a equipe venceu os quatro jogos que disputou em sua sede, contra Bahia (3 a 2), Fortaleza (1 a 0), Vasco (1 a 0) e Sol de América (4 a 0).

No total, o técnico que substituiu Zé Ricardo após a eliminação para o Juventude na Copa do Brasil, em abril, conta com 66% de aproveitamento nas 10 partidas em que comandou o time. "Barroca chegou pensando em curto prazo ser o melhor possível. Creio que conseguimos dar essa resposta. Vai ter tempo para desenvolver nessa parada da Copa América a filosofia de trabalho dele, que é das melhores possíveis", concluiu Gabriel.

Para o jogo desta quarta-feira, Barroca não poderá contar mais uma vez com o goleiro Gatito Fernández, que está com a seleção do Paraguai para a disputa da Copa América e dará lugar outra vez a Diego Cavalieri. Assim, deve ser repetida a escalação do triunfo em Maceió (2 a 1) contra o CSA.

Acabar com a irregularidade no Brasileiro e ir à parada da Copa América com tranquilidade. Esta é a missão do Grêmio na partida desta quarta-feira. É que após superar o Fortaleza, em Caxias do Sul, no compromisso anterior, a equipe comandada por Renato Gaúcho, apontada antes do Brasileirão começar como uma de suas favoritas, enfim saiu da zona de rebaixamento. 

Classificado para as oitavas de final da Libertadores e quartas de final da Copa do Brasil, o Grêmio ainda não conseguiu o mesmo patamar de tranquilidade no Brasileirão. Com oito pontos e a 13ª colocação, o time ainda não emplacou nenhuma sequência de duas vitórias consecutivas na competição nacional. 

Agora, para o treinador, é hora de embalar. "Não tem jogo fácil. Seja Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil. Da mesma forma que vai ser agora. O Botafogo vem fazendo uma grande campanha e o Grêmio vem se recuperando no campeonato", declarou Renato, ao desembarcar no Rio.

Quem espera evoluir junto com o time é Diego Tardelli. O atacante, que marcou apenas dois gols desde que foi repatriado do futebol chinês no início do ano, aposta em uma melhora durante a paralisação do campeonato. Entretanto, disse esperar que um bom resultado na partida no Engenhão ajude a estabilizar sua equipe. "O Botafogo vem embalado e a gente vem procurando melhorar. Será mais um jogo difícil, mas espero que possamos deixar uma boa imagem nessa parada para a Copa América. E depois é voltar com força máxima", argumentou. 

Renato não deu pistas de como planeja escalar a equipe para o confronto com os botafoguenses, mas o certo é que continuará tendo muitos desfalques. O zagueiro Kannemann, o lateral-esquerdo Cortez e o meia-atacante Luan, voltando de lesões, seguem fora do time, enquanto o meia Matheus Henrique continua com a Seleção Brasileira olímpica e o atacante Everton está na equipe principal de Tite para a Copa América.

Em compensação, o zagueiro Geromel, que retornou de contusão contra o Fortaleza e não treinou nesta terça-feira, não deve ser problema para a partida. Ausente em Caxias do Sul, o volante Michel está confirmado, além do lateral-esquerdo Juninho Capixaba, que poderá voltar a substituir Cortez na posição.