Mais Esportes
None

FUTSAL

Potência no Brasil, Carlos Barbosa quer taça para se tornar 'capital mundial do futsal'

postado em 28/08/2018 10:11 / atualizado em 28/08/2018 10:14

Ulisses Castro / Associação Carlos Barbosa de Futsal
A capital nacional do futsal quer se transformar na capital mundial da modalidade. Pela quarta vez na história. A cidade de Carlos Barbosa, localizada na Serra Gaúcha, é apaixonada pelo "esporte da bola pesada" e vive a expectativa de ver a Associação Carlos Barbosa de Futsal, a ACBF (como o time é chamado pelos torcedores), mais uma vez disputar a Copa Intercontinental, nome dado para o Mundial de Clubes, que começa nesta terça-feira, na Tailândia.

Na busca pelo seu quarto título mundial - tem dois com a chancela da Fifa e um antes de a entidade assumir o controle do futsal -, o Carlos Barbosa faz a sua estreia justamente nesta terça, às 8h30 (de Brasília), contra o Los Angeles, de Guiné Equatorial, e no dia seguinte fechará a fase de grupos contra o Bluewave Chonburi, do país sede. As semifinais e decisão serão no final de semana e os grandes rivais serão o Magnus/Sorocaba, do craque Falcão, e o Barcelona, da Espanha.

O time do interior de São Paulo, inclusive, é o atual campeão mundial. Há dois anos, no Catar, derrotou na final justamente o Carlos Barbosa por 3 a 2 na prorrogação, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Este é o único título da equipe paulista no torneio internacional, que vê o rival gaúcho dar as cartas no futsal brasileiro e sul-americano há muito tempo.

Fundada em 1976 com a junção de dois times da cidade, o Carlos Barbosa viveu no amadorismo por 20 anos. Logo na primeira temporada como uma equipe profissional, já conquistou o título do Campeonato Gaúcho. "Foi um dos jogos mais emocionantes da minha vida. Foi o primeiro, depois de mais de 20 anos no amadorismo", relatou Luiz Carlos Schmitz, o Farroupilha, massagista do clube há 32 anos.

De lá para cá, o Carlos Barbosa não parou mais de ganhar. Neste período de 22 anos, somente em dois (2005 e 2007) a cidade não pôde comemorar um título. Só de Copa Libertadores são seis, sendo o atual bicampeão - o que o levou a ficar com uma vaga na Copa Intercontinental. Nesta temporada, a conquista foi mais especial pelo fato de o torneio sul-americano ter sido disputado justamente na Serra Gaúcha.

Ulisses Castro / Associação Carlos Barbosa de Futsal
O futsal está entranhado em Carlos Barbosa e é um orgulho para a cidade - tem um pórtico na entrada com os dizeres "Capital Nacional do Futsal". Um dos fundadores do time, o hoje presidente de honra, Clovis Tramontina, revela que a paixão da população é enorme. "Toda criança que nasce em Carlos Barbosa recebe um kit torcedor da campanha 'Já Nasci Campeão', da ACBF, incentivando desde cedo a criança e sua família a fazerem parte deste clube, desta paixão", afirmou.

"Em qualquer parte do mundo ao se falar Carlos Barbosa, vem a expressão 'lá tem uma das maiores equipes de futsal'. A Associação Carlos Barbosa de Futsal é sem dúvida a maior divulgadora do nosso município. Ela promove a nossa cidade mundo afora e é por isso que Carlos Barbosa recebeu o título de Capital Nacional do Futsal", completou Tramontina.

Assim, em busca de conquistas maiores, a cidade se veste de laranja, as cores do time, para torcer por mais um título em terras estrangeiras e mudar o pórtico na sua entrada para "Capital Mundial do Futsal".

Tags: Carlos Barbosa Mundial de Clubes Copa Intercontinental futsal