Mais Esportes
None

JOGOS OLÍMPICOS

Jornal inglês revela que governo japonês pensa em cancelar Olimpíada

Fonte ouvida pelo The Times diz que seria difícil realizar o evento

postado em 21/01/2021 22:45

(Foto: Philip Fong/AFP)

Com futuro incerto por causa da pandemia do coronavírus e com intensa rejeição popular dos japoneses, os Jogos Olímpicos de Tóquio, marcados para começar em 23 de julho deste ano, podem não ocorrer. O jornal britânico 'The Times' publicou nesta quinta-feira, de acordo com relato de uma fonte, que o governo do Japão considera difícil organizar o evento em um momento de crise sanitária mundial. 

O The Times trouxe a informação de que o governo japonês busca um meio de cancelar os Jogos, já que dificilmente os atletas de todos os países participantes serão vacinados a tempo da Olimpíada. "Ninguém quer ser o primeiro a dizer isso, mas o consenso é que é muito difícil. Pessoalmente, não acho que isso vá acontecer", declarou a fonte ao jornal. 

O Japão voltou a conviver com o aumento dos casos de COVID-19, o que levou o governo a declarar estado de emergência de um mês, além de proibir a entrada de visitantes estrangeiros no país. Outro problema enfrentado pelo Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio é a rejeição popular: pesquisa divulgada por veículos de comunicação locais mostra que 80% dos japoneses são contrários à realização do evento em julho deste ano.

Segundo a fonte entrevistada pelo The Times, autoridades do governo estudam um meio de cancelar o evento e promovê-lo em 2032. O problema seria o desgaste na relação com o Comitê Olímpico Internacional (COI), cujo presidente, o alemão Thomas Bach, declarou nesta quinta-feira que a Olimpíada seria mesmo em julho deste ano e que não havia 'plano B' em caso de novo adiamento.

Tags: olimpíada COI tóquio pandemia jogos olímpicos coronavírus the times