Mais Esportes
None

JOGOS OLÍMPICOS

Rússia confirma que não vai recorrer da exclusão de eventos esportivos

País foi punido por dois anos por ter modificado dados de doping de Moscou

postado em 25/01/2021 09:44

(Foto: Brendan Smialowski / AFP)

A Agência Antidoping da Rússia (Rusada, na sigla em inglês) confirmou nesta segunda-feira que não vai entrar com um recurso para afrouxar ainda mais as restrições às equipes nacionais nos Jogos Olímpicos e em outros grandes eventos esportivos por dois anos.
A Corte Arbitral do Esporte (CAS) decidiu no mês passado que o nome da Rússia, a bandeira e o hino estão barrados nas próximas edições dos Jogos Olímpicos de Verão, em Tóquio, e de Inverno, em Pequim, após a Agência Mundial Antidoping (Wada) apontar que os dados sobre o uso de substâncias proibidas no país foram manipulados. No entanto, a CAS reduziu pela metade a duração das sanções, de quatro para dois anos, até 16 de dezembro de 2022, em eventos de nível mundial.

A agência russa tinha a opção de entrar com um recurso junto à Suprema Corte da Suíça. Mas disse nesta segunda-feira que apesar de considerar "falha e unilateral" a decisão de que os dados de doping de Moscou foram modificados, ficou satisfeita que a CAS tenha rejeitado as sanções mais duras propostas pela Wada.

"A Rusada considera que este capítulo já foi encerrado e está procurando olhar para a frente e comprometida em trabalhar com a Wada com o objetivo de restaurar totalmente o status de membro da Rusada", disse a agência em um comunicado.

A agência russa acrescentou que "permanece totalmente comprometida com a luta contra o doping, mas continuará a defender os direitos dos atletas russos limpos e a se opor a qualquer forma de discriminação contra o esporte russo."

Tags: doping russia mais esportes toquio2020