Palmeiras
None

PALMEIRAS

Palmeiras demite Vanderlei Luxemburgo depois de mais uma derrota

Treinador não resistiu a novo tropeço da equipe no Brasileiro

postado em 14/10/2020 23:42 / atualizado em 15/10/2020 01:12

MATÉRIA ATUALIZADA À 01H09

(Foto: Cesar Greco/Ag.Palmeiras )
derrota para o Coritiba, por 3 a 1, nesta quarta-feira, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, custou o emprego do técnico Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras. Depois de mais um resultado negativo - o terceiro revés consecutivo da equipe alviverde -, a diretoria optou por anunciar a saída do treinador. O Verdão, que chegou a brigar pela liderança, está em queda livre na Série A e caiu para sétimo na classificação, com 22 pontos. 

Confira o comunicado divulgado pelo Palmeiras sobre a demissão

Vanderlei Luxemburgo não é mais o técnico do Palmeiras. Após a partida desta quarta-feira (14), a diretoria alviverde se reuniu na Academia de Futebol e decidiu pela não permanência do treinador no cargo. O Palmeiras agradece a Luxemburgo pelo trabalho desenvolvido em sua quinta passagem pelo clube, na qual conquistou o Campeonato Paulista de 2020.

'ÊXITO'


Na madrugada desta quinta-feira, Luxemburgo se manifestou, por meio das redes sociais, sobre a saída do Palmeiras. O treinador considerou normal a demissão após a terceira derrota seguida, agradeceu à diretoria pela oportunidade e considera que o trabalho foi bem-sucedido, destacando os títulos do Campeonato Paulista de 2020, em cima do rival Corinthians, nos pênaltis, e da Florida Cup. 


COBRANÇAS


Luxemburgo já vinha balançando no cargo há alguns dias. As críticas ao seu trabalho existem desde o Paulistão. Os questionamentos, antes, não tinham relação com os resultados. Eram relacionados ao futebol pobre tecnicamente apresentado, com muita dificuldade na criação das jogadas e de repertório limitado ofensivamente.

As cobranças foram intensificadas depois que o Palmeiras perdeu a invencibilidade de 20 jogos ao ser derrotado pelo Botafogo, no Engenhão, e o ambiente piorou ainda mais com o revés por 2 a 0 para o São Paulo, que representou a primeira derrota da equipe alviverde no Choque-Rei jogando no Allianz Parque. Contra o Coritiba, os comandados de Luxemburgo tiveram um desempenho muito ruim e foram dominados pelo rival, que ocupa a zona do rebaixamento.

Muito cobrado, o técnico chegou a questionar a qualidade do elenco ao dizer que não sabia se o time poderia jogar de forma ofensiva, prometeu retomar o "futebol feio, mas de resultado", da época do Paulistão, mas não jogava a toalha e negava que o trabalho era ruim. Internamente, o presidente Mauricio Galiotte, avesso a mudanças, resistiu à pressão da demissão enquanto pôde.



O treinador, de 68 anos, ficou dez meses no comando nesta quinta passagem pelo clube. Foram 36 partidas, com 17 vitórias, 14 empates e cinco derrotas. O acúmulo de igualdades, aliás, também foi motivo de parte das críticas da torcida.

Luxemburgo tem 411 partidas pelo Palmeiras e é o terceiro técnico que mais vezes dirigiu o clube, atrás somente de Luiz Felipe Scolari (484) e Oswaldo Brandão (586). Pentacampeão paulista pela equipe alviverde (1993, 1994, 1996, 2008 e 2020), ele é o treinador que mais levantou canecos estaduais pelo time. 

Com Agência Estado

Tags: palmeiras vanderlei luxemburgo demissão derrota seriea mercadobola