São Paulo
None

COPA LIBERTADORES

Em busca de 'milagre', São Paulo encara River Plate na Argentina; veja onde assistir

Jogo será exibido na SBT/TV Alterosa; tricolor paulista precisa de uma vitória em Buenos Aires para seguir na luta pela classificação às oitavas da competição

postado em 30/09/2020 11:40

(Foto: Rubens Chiri/São Paulo)


O São Paulo tem na noite desta quarta-feira o principal desafio até agora nesta temporada. A equipe enfrenta o River Plate, na Argentina, sabendo que não pode perder para ainda sonhar com a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores. O jogo será exibido na TV Alterosa, a partir das 21h, disponível para Belo Horizonte e interior de Minas Gerais (exceto Zona da Mata).

Mesmo se ganhar, o São Paulo não dependerá apenas de si na última rodada do Grupo D. Empate deixa a classificação praticamente impossível de ser alcançada, porque o time precisaria tirar 11 gols de saldo a favor do River - ou seja, teria de golear o Binacional na rodada final e torcer para o time argentino ser goleado em casa pela LDU.

É por causa deste cenário que o meia Daniel Alves admite que o São Paulo precisa jogar "no limite da perfeição" nesta noite, no Estádio Libertadores de América, casa do Independiente, em Avellaneda. O tradicional Monumental de Núñez, em Buenos Aires, não receberá o duelo porque está em reforma.

"Vai ser um jogão, são duas equipes que gostam de jogar, propõem jogo, e isso faz com que o espetáculo fique bom. Mas na nossa mente só passa um resultado e é para isso que viemos. Sabemos que temos que fazer um jogo perfeito para conseguir", afirmou Daniel Alves. "É preciso estar muito concentrado para conseguir a vitória, fazer um jogo no limite da perfeição, porque do outro lado você tem um adversário muito capacitado, com muitas armas. Acaba sendo um jogo de detalhe. Não é só jogar, fazer grandes lances, é preciso ter nível de competitividade muito alto porque do outro lado vai ter isso."

Enquanto o São Paulo vem há anos buscando uma reformulação, com diversas mudanças de técnicos e jejum de títulos desde 2012, o River Plate tem a base formada das temporadas passadas, quando foi campeão da Libertadores em 2018 e vice em 2019. O técnico Marcelo Gallardo comanda o time argentino desde o meio de 2014. Até por isso a equipe praticamente não sentiu os seis meses sem disputar partidas oficiais em razão da pandemia do novo coronavírus. Na retomada da Libertadores, empatou por 2 a 2 com o São Paulo no Morumbi e goleou o Binacional por 6 a 0 em Lima.

"Contra equipes experientes e rodadas, é muito complicado jogar pelo conjunto que já está lá há tempos. Torna-se um jogo mais difícil, mas temos os nossos argumentos. Apesar de a nossa equipe ser jovem, essa falta de experiência é recompensada pela disposição e pela vontade de querer ser. Sempre respeitando muito o adversário, os jogadores que estão lá do outro lado, é uma equipe histórica", analisou Daniel Alves.

Desfalque de Luciano e briga por titularidade no São Paulo

Para o duelo desta quarta, o técnico Fernando Diniz novamente não terá à disposição o atacante Luciano, artilheiro da equipe no Brasileirão, com cinco gols marcados. Ele cumprirá seu último jogo de suspensão por causa da confusão generalizada no clássico entre Grêmio e Internacional, no primeiro semestre, quando defendia o tricolor gaúcho. A vaga de Luciano deve ficar com Vitor Bueno, mas Paulinho Bóia ou Brenner pode pintar como novidade.

O restante do time não deve ter mudanças em relação à formação inicial da partida contra o Inter, no último sábado. Após o empate por 1 a 1 no Beira-Rio, o elenco são-paulino permaneceu em Porto Alegre e viajou na segunda para Buenos Aires. A ideia era ganhar tempo de recuperação física e de treinos em meio à maratona de jogos do Brasileirão e da Libertadores.

Um dos alvos dos protestos de torcedores que vêm sendo realizados neste segundo semestre, Fernando Diniz pode ver sua situação ficar praticamente insustentável caso o São Paulo seja eliminado na fase de grupos da Libertadores. Até agora, o treinador tem sido bancado pela diretoria, mas já admitiu que o time precisa mostrar poder de reação. Ele completou um ano no comando do São Paulo no sábado e sabe o que precisa fazer para evitar as cobranças. "Isso só vai terminar quando continuar jogando bem e ganhar os jogos."

River com força máxima 

Após ficar mais de seis meses sem disputar partidas oficiais em razão da pandemia do coronavírus, o River Plate, enfim, poderá contar com todos os jogadores à disposição do técnico Marcelo Gallardo. O lateral-esquerdo Casco, recuperado da COVID-19, deve voltar a ser titular na vaga que foi ocupada por Angileri nos dois confrontos que a equipe fez nesta retomada do futebol.

No banco de reservas, Gallardo terá como opção o centroavante Lucas Pratto. Ele havia sofrido uma lesão muscular na coxa direita dias antes da partida contra o São Paulo que terminou empatada por 2 a 2 no Morumbi. Pratto teve passagem pelo futebol brasileiro e atuou, inclusive, pelo São Paulo em 2017 antes de se transferir para o River no início de 2018. Também defendeu o Atlético em 2015 e 2017.

Pratto voltou a jogar na semana passada, quando o River goleou o Binacional por 6 a 0, e marcou os últimos dois gols da partida. O artilheiro do River na Libertadores é o meio-campista Nacho Fernández, com três gols.

Tags: Copa Libertadores TV Alterosa SBT futnacional fase de grupos River Plate seriea