Tênis
None

WIMBLEDON

Em final histórica, Djokovic salva dois match points contra Federer e conquista Wimbledon

Sérvio levou quinto título do torneio, em uma partida que durou quase cinco horas

postado em 14/07/2019 15:16 / atualizado em 15/07/2019 13:29

<i>(Foto: Daniel LEAL-OLIVAS / AFP)</i>
É hat-trick! Após quase cinco horas de partida, o sérvio Novak Djokovic venceu sua terceira final de Wimbledon contra Roger Federer e conquistou seu quinto título na grama neste domingo, em 3 sets a 2, com parciais de 7/6(5), 1/6, 7/6(4), 4/6 e 12/12(7-3), após quase cinco horas de partida, a maior final de todos os tempos no Grand Slam.

Com o resultado, Novak Djokovic alcançou seu 16º troféu em Grand Slams, agora a apenas quatro do suíço no ranking geral. Além disso, o tenista atual número 1 do mundo, agora com cinco títulos em Wimbledon, se igualou a Bjorn Borg como o quarto maior ganhador do torneio na era aberta. Contra Federer, este foi seu terceiro título conquistado na grama (2014, 2015 e 2019).

Tirando o segundo set, vencido por um fácil e fora do padrão 6/1 por Roger Federer, os demais sets foram verdadeiros espetáculos de ambos os lados. No quinto, sem tie-break até 12/12 pela nova regra de Wimbledon, quem levou a melhor foi Djokovic, ao vencer a decisão por 7-3.

O jogo – O primeiro set entre os dois gigantes do tênis foi como todos esperavam: longo e decidido no tie-break. Não houve nenhuma quebra nos games normais, com cada um confirmando seus serviços normalmente e com certa tranquilidade, tirando um ou dois games que acabaram destoando dos demais. No tie-break, Djokovic chegou a abrir 3-1, mas Federer foi atrás, virou e depois o sérvio novamente empatou em 5-5 e, por fim, fechou em 7/6(5) após 58 minutos de disputa.

No segundo set, Federer voltou implacável e, com muito mais facilidade e agressividade, conseguiu empatar a partida. O sérvio errou bastante, por exemplo no último game, quando cometeu dupla falta, e deixou o suíço fazer 6/1, bem fora dos padrões vistos até então – a última vez que houve um placar tão elástico foi em Cincinnati, em 2012, com 6/0 do tenista da Basileia.

No set seguinte, as coisas voltaram ao normal, com cada um confirmando seus serviços e empatando game a game, com destaque para os incríveis saques de Federer, que confundiram – e muito – um dos maiores devolvedores da história. No tie-break, o mesmo cenário do primeiro set se repetia, com Djoko abrindo boa vantagem e Federer encostando. No entanto, o sérvio mostrou-se melhor e mais concentrado, fechando em 7/6(4).

O quarto set começou, Djokovic confirmou o serviço e saiu na frente, 1/0, porém, Federer saiu de um 15/30 e conseguiu reverter o mau momento ao empatar. O jogo foi seguindo assim, mas o suíço conseguiu duas quebras, enquanto Djokovic conseguiu sua primeira durante o duelo todo, com vitória de Federer por 6/4.

Quinto set

Djokovic começou bem o quinto set, mas o que se seguiu foi um verdadeiro jogaço, com Federer salvando três break-points no 2/2, quebra de Djokovic no 4/2, quebra do suíço como resposta no 4/3 e empate em 4/4. A partida seguiu assim, tensa e game a game, até Federer confirmar seu serviço e fazer 6/6 – em Wimbledon, não há tie-break no quinto set segundo uma nova regra implantada neste ano.

Na sequência, Djokovic e Federer confirmaram seus respectivos serviços, mas o suíço quebrou o adversário e ficou em vantagem no 8/7. A partida seguiu muito mental, com ambos confirmando seus serviços e chegando em incríveis 12/12. No tie-break, Djokovic conseguiu fazer 7/3, após erro de recepção de Federe

Tags: Novak Djokovic Roger Federer tenis wimbledon