Vasco
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

STJD tem até 60 dias para denunciar o Vasco por canto homofóbico de torcida

Casos devem ser enquadrados no artigo 243-G do Código Disciplinar

postado em 26/08/2019 15:48

<i>(Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)</i>
O canto homofóbico "time de v..." da torcida do Vasco na partida contra o São Paulo, no último domingo, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, pode fazer o clube carioca ser punido com a perda de três pontos no Campeonato Brasileiro. Como o árbitro gaúcho Anderson Daronco relatou o caso na súmula, a procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pode fazer uma denúncia em até 60 dias.

A questão é nova no futebol brasileiro. Na última segunda-feira, o STJD recomendou que as atitudes preconceituosas passassem a ser relatadas nas súmulas. Os casos devem ser enquadrados no artigo 243-G do Código Disciplinar (praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência).

O vice-presidente administrativo do STJD, Ronaldo Piacente, explicou como é o procedimento. "O tribunal não age se não tiver denúncia. Se o procurador entender que teve infração disciplinar e denunciar, vamos analisar o caso É uma questão nova, o tribunal vai ter que se aprofundar, porque tem muitos fatores a serem analisados", afirmou.

No jogo entre Vasco e São Paulo, Daronco foi até o banco de reservas e pediu ao técnico Vanderlei Luxemburgo para que orientasse a torcida da equipe carioca a parar com as ofensas. O treinador e os jogadores fizeram gestos para que os torcedores parassem.

Daronco relatou o caso na súmula. "Aos 19 minutos do segundo tempo, a partida foi paralisada para informar ao delegado do jogo e aos capitães de ambas as equipes a necessidade de não acontecer novamente e para informar no sistema de som do estádio o pedido para que os torcedores não gritassem mais palavras homofóbicas", disse o texto.

Em matéria publicada no último sábado, o Estado mostrou que a maioria dos clubes é contra receber punição por atitudes da torcida, mas prometeu realizar campanhas de conscientização para não correr o risco de possíveis penalidades. O Bahia foi o único time favorável à possível punição.

Confira as possíveis penas ao Vasco:

Suspensão - Se o ato for praticado por algum jogador ou membro da comissão técnica, a punição pode ser de cinco a 10 partidas. Se o autor tiver outro cargo no clube, a pena prevista é de quatro meses a um ano de suspensão, além de multa de R$ 100,00 a R$ 100.000,00.

Perda de pontos - O artigo diz que caso a infração "seja praticada simultaneamente por um número considerável de pessoas vinculadas" a um mesmo clube, a punição será a perda de três pontos, independentemente do resultado da partida.

Punição dobrada - Caso o clube seja reincidente, perderá seis pontos.

Indivíduos - Os torcedores identificados ficarão proibidos de ingressar na respectiva praça esportiva por no mínimo dois anos.

Tags: são paulo seriea saopaulo vasco vascorj