Futebol Nacional
None

CAMPEONATO PAULISTA

Reunião nesta quarta-feira começa a definir o futuro do Campeonato Paulista

Federação e times participantes querem a manutenção do campeonato

postado em 13/04/2020 09:25

(Foto: Divulgação/FPF)
O futuro do Campeonato Paulista começa a ser decidido nesta quarta-feira em uma reunião virtual entre representantes dos 16 clubes da competição e da Federação Paulista de Futebol (FPF). Há muitas ideias em pauta, mas também diversas incertezas, até mesmo da continuidade ou não da competição. A maioria quer que o principal Estadual do Brasil seja finalizado, mas todos sabem que o momento é de ter cautela.

O Estado conversou com representantes de alguns clubes e da FPF e o tom da conversa é bem parecido. Organização e participantes querem a manutenção do campeonato. Nada de finalizar o torneio sem campeão ou definir um vencedor no tapetão. Se essa fosse a solução, o Santo André, time de melhor campanha até aqui, é quem ficaria com a taça. A ideia é voltar aos jogos, mas apenas quando houver garantia de segurança para a saúde dos torcedores e dos jogadores. O problema é que ninguém sabe precisar quando isso vai acontecer.

Algo que tem sido sugerido por alguns dirigentes e deverá ser discutido na reunião é a possibilidade de realizar os jogos daqui algumas semanas com portões fechados ou limite de pessoas no estádio, como está sendo estudado na Alemanha e em outros países europeus. Apenas jornalistas e membros das equipes teriam acesso aos estádios. Um outro plano, esse que conta com menos incentivadores, é levar as partidas para cidades do interior em que há poucos registros de casos do novo coronavírus relatados.

A sugestão não é bem vista pelos grandes clubes, por acreditarem que desnivelaria a competição e causaria confusão com seus programas de sócio-torcedor, que pagam para assistir aos jogos no estádio de seus times. E para as equipes que disputam a Copa Libertadores - São Paulo, Santos e Palmeiras - seria mais viagens para fazer. Outra ideia que também não conta com muito apoio, mas que deve ser discutida, é o fato do Estadual cancelar as duas últimas rodadas da fase de grupos e já ir para o mata-mata. Com isso, o Corinthians, por exemplo, estaria eliminado.

Palmeiras, São Paulo e Santos pretendem se unir também na luta para que o Paulistão não atrapalhe a preparação do trio na Libertadores. Jogos no exterior geralmente exigem que as equipes façam viagens com antecedência, o que atrapalharia o calendário. E a coisa ficará ainda mais complicada se o Campeonato Brasileiro também estiver em andamento.

O último jogo do Paulistão aconteceu no dia 16 de março, quando o Guarani derrotou a Ponte Preta por 3 a 2, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. A competição foi paralisada faltando duas rodadas para o término da primeira fase. No Grupo A, Santos e Oeste estariam classificados. No Grupo B, Santo André e Palmeiras avançariam. Já no Grupo C, São Paulo e Mirassol são os melhores e no Grupo D, Bragantino e Guarani teriam as duas vagas nas quartas de final.

Tags: saopaulosp palmeirassp Campeonato Paulista santossp bragantinosp paulistafut pontepretasp corinthainssp