None

COPA DO BRASIL

Esperança x Favoritismo: Atlético e Cruzeiro decidem vaga na semifinal da Copa do Brasil

Equipes fazem clássico decisivo a partir das 19h15 desta quarta-feira, no Independência

postado em 17/07/2019 06:00 / atualizado em 16/07/2019 22:31

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético e Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>
Sentimentos distintos compõem o ambiente para o tão aguardado clássico entre Atlético e Cruzeiro. De um lado, o time alvinegro se apega ao histórico de reviravoltas para alimentar a esperança de uma classificação após perder o jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil por 3 a 0, no Mineirão. Do outro, o clube celeste, dono de seis títulos da competição, prega respeito ao adversário e tenta concretizar o favoritismo decorrente da goleada da última quinta-feira. O duelo de volta será disputado nesta quarta-feira, a partir das 19h15, no Independência.

Todos os ingressos destinados a atleticanos foram vendidos. Do lado cruzeirense, houve devolução de 332. A expectativa, portanto, é que o estádio esteja praticamente lotado nesta quarta-feira. Motivação para o Atlético, que precisa vencer por pelo menos quatro gols de diferença para avançar. Triunfo por três de vantagem leva a decisão para os pênaltis. Qualquer outro resultado dá a vaga ao Cruzeiro. O gol fora de casa não é critério de desempate. A equipe que avançar enfrentará Palmeiras ou Internacional.

Atlético




Na Cidade do Galo, o discurso ao longo dos dias que antecederam o clássico pode se resumir em uma palavra: esperança. Jogadores, comissão técnica e diretoria sabem quão árdua é a missão. Porém, apegam-se ao histórico recente do Atlético para alimentar a fé numa nova reviravolta.

Na campanha do título da Copa Libertadores de 2013, o time, embalado pelo mantra ‘Eu Acredito’, fez valer o apoio da torcida no Independência e no Mineirão ao conseguir eliminar Newell’s Old Boys-ARG e Olimpia-PAR após derrotas por 2 a 0 nas partidas de ida. No ano seguinte, o mesmo ocorreu nos confrontos ante Corinthians e Flamengo no caminho para a conquista da Copa do Brasil.

“Em 2014, a gente foi prova viva na Copa do Brasil. Em dois resultados, a gente precisou se lançar de qualquer maneira para cima do adversário. Tivemos esse feito. Também teve a Libertadores. O Atlético está calejado de ter esse sofrimento para possíveis classificações. Não é nada diferente do que já enfrentamos. É confiar em cada um dentro de campo e ir em busca desse objetivo”, disse o capitão Réver, que viveu as conquistas recentes do clube.

Nesta quarta-feira, o Atlético busca um feito inédito em 111 anos de história. O time nunca conseguiu se classificar num confronto mata-mata após perder o primeiro jogo por três gols de diferença. Em 31 edições de Copa do Brasil - torneio que começou a ser disputado em 1989 -, 68 confrontos começaram com esse cenário. Apenas oito equipes (11,7%) conseguiram a virada no jogo de volta.

Para tentar a façanha contra o Cruzeiro, o técnico Rodrigo Santana prepara mudança de estratégia em relação ao clássico de ida. “Não posso trabalhar aí normalmente, fazer alguma coisa simples, e procurar um resultado diferente”, admitiu, no último domingo. Ele, porém, não especificou quais as alterações estudadas. Otero e Ricardo Oliveira são os grandes favoritos a vagas no time titular, cujo setor ofensivo contou com Chará, Elias, Luan, Cazares e Alerrandro na partida de ida.

Cruzeiro




Na Toca da Raposa 2, o Cruzeiro aposta na vivência de Mano Menezes e do grupo de jogadores em mata-matas para confirmar a classificação à quarta semifinal consecutiva na Copa do Brasil. Em 2016, o time celeste caiu na penúltima fase, contra o Grêmio, que viria a ser campeão. Em 2017 e 2018, conquistou dois títulos consecutivos, batendo Flamengo e Corinthians, respectivamente, nas decisões.

O último revés do Cruzeiro em duelos eliminatórios contra clubes brasileiros foi justamente para o Atlético, na final do Campeonato Mineiro de 2017. A partida de ida, no Mineirão, ficou empatada por 0 a 0. O jogo de volta, no Independência, terminou com vitória alvinegra por 2 a 1.

De lá para cá, foram 16 classificações. Quatro resultaram em títulos: além das Copas do Brasil de 2017 e 2018, o time celeste ganhou do Atlético duas finais consecutivas do Estadual, em 2018 e 2019.

Outro aspecto importante é que com Mano Menezes o Cruzeiro jamais perdeu uma partida de mata-mata por mais de dois gols. Soma-se a isso o retrospecto geral na Copa do Brasil: em 159 jogos, a Raposa só foi derrotada por 4 a 0 uma vez, na primeira fase de 1990, contra o Goiás.

Apesar da vitória por 3 a 0 no Mineirão, Mano não quer o rótulo de favorito para o Cruzeiro. “A gente está bastante vacinado sobre tudo que envolve. Agora se invertem os papéis, vem um número bastante grande de opiniões que dão o favoritismo ao Cruzeiro, e a gente conhece de futebol, sabe do potencial dos dois clubes, sabe de tudo que está envolvido para não acreditar em favoritismo antes da hora. Vamos nos preparar para fazer os próximos 90 minutos dentro dos moldes que fizemos”.

O zagueiro Leo concordou com o treinador e pediu à equipe o mesmo empenho do primeiro clássico. “ Não existe (clima de já ganhou). A gente vem frisando e reforçando que vai ser um jogo difícil, tudo pode acontecer, atenção redobrada, motivação e clima lá em cima para que a gente possa vencer”.

ATLÉTICO X CRUZEIRO

ATLÉTICO
Victor; Patric, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Zé Welison e Elias; Chará, Luan (Otero) e Cazares; Alerrandro (Ricardo Oliveira)
Técnico: Rodrigo Santana

CRUZEIRO
Fábio; Lucas Romero, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral (Jadson); Robinho, Thiago Neves e Marquinhos Gabriel; Pedro Rocha
Técnico: Mano Menezes

Motivo: jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil
Estádio: Independência
Data: quarta-feira, 17 de julho de 2019
Horário: 19h15

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo cruzeiro cruzeiroec copadobrasil