None

PANDEMIA

Ministérios Públicos e Defensoria da União pedem paralisação do Mineiro

Órgãos públicos apontam situação 'alarmante' da COVID-19 no estado e recomendam que FMF e SES-MG suspendam competições esportivas

postado em 09/04/2021 11:50 / atualizado em 09/04/2021 12:27

(Foto: Minas Arena/Divulgação)
Em documento enviado à Federação Mineira de Futebol (FMF) e à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nessa quinta-feira, órgãos públicos recomendaram a paralisação do Campeonato Mineiro e de outras competições esportivas devido à situação ‘alarmante’ da pandemia do coronavírus no estado. O ofício foi emitido  em conjunto pelos Ministérios Públicos do Trabalho (MPT/MG), Federal (MPF/MG) e do estado de Minas Gerais (MPMG), além da Defensoria Pública da União (DPU).

A Federação Mineira e a Secretaria de Saúde ainda não definiram uma posição sobre a interrupção das competições no estado. O prazo solicitado para resposta é de 48 horas. Se as entidades acatarem o pedido, a nona rodada do Campeonato Mineiro, com destaque para o clássico entre Cruzeiro e Atlético, não será realizada neste domingo. De 22 a 31 de março, o Estadual e outras competições esportivas foram paralisados como medida preventiva do governo. 


“A recomendação foi expedida em razão dos níveis alarmantes de disseminação da COVID-19 nas últimas semanas, que provocaram um aumento da média móvel de mortes diárias pela doença e levaram à decretação de medidas restritivas às atividades não essenciais em diversos estados brasileiros. As instituições recomendam que os jogos de competições nacionais, regionais ou estaduais só devem ser retomados quando a situação epidemiológica permitir”, diz a nota. 

“320 casos de COVID-19 entre atletas e equipes técnicas durante a Série A do Campeonato Brasileiro de 2020, bem como sucessivos surtos nos clubes de futebol ao longo do campeonato que indicam "insuficiência dos protocolos e medidas adotadas pela CBF e pelas Federações para evitar o contágio dos profissionais envolvidos na competição”, justificaram os órgãos. 

Nesta sexta-feira,  Minas Gerais teve 16.479 pessoas infectadas com COVID-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o SES-MG -  recorde desde o início da pandemia. Ao todo, 1.208.529 mineiros contraíram o vírus. Ao todo, 27.250 óbitos pela doença já foram registrados no estado, sendo 455 nas últimas 24 horas. 

Leia a nota da íntegra 


"Belo Horizonte - Os Ministérios Públicos do Trabalho (MPT/MG), Federal (MPF/MG) e do estado de Minas (MPMG) e a Defensoria Pública da União (DPU) expediram, na tarde desta quinta-feira, 8, recomendação conjunta à Federação Mineira de Futebol (FMF) e à Secretaria de Saúde do Governo de Minas Gerais, para que sejam suspensas as partidas de qualquer campeonato de futebol, "seja nacional, regional, estadual ou local; feminino ou masculino; profissional ou das categorias de base e intermediárias".

No documento, as instituições recomendam que os jogos de competições nacionais, regionais ou estaduais só devem ser retomados quando a situação epidemiológica permitir.

A recomendação foi expedida em razão dos níveis alarmantes de disseminação da Covid-19 nas últimas semanas, que provocaram um aumento da média móvel de mortes diárias pela doença e levaram à decretação de medidas restritivas às atividades não essenciais em diversos estados brasileiros.

No documento os signatários citam dados divulgados pela imprensa registrando 320 casos de Covid-19 entre atletas e equipes técnicas durante a Série A do Campeonato Brasileiro de 2020, bem como sucessivos surtos nos clubes de futebol ao longo do campeonato que indicam "insuficiência dos protocolos e medidas adotas pela CBF e pelas Federações para evitar o contágio dos profissionais envolvidos na competição.

O descumprimento das medidas recomendadas poderá implicar na adoção de providências administrativas e judiciais contra os responsáveis que se mantiverem inertes em relação à situação apresentada na recomendação".

Tags: americamg atleticomg cruzeiroec futnacional